10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte


Atualizado em 06/06/2018 com PDF de Picasso

Eu sei que sou suspeita, mas amei fazer esse post com 10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte. Suspeita porque quem acompanha o blog sabe que eu a-d-o-r-o fazer uma atividade de artes com as meninas. Além isso, eu amo história da arte a acho máximo passar um pouquinho do que sei para as meninas através de atividades que estimulam a criatividade. O bom é que sei que elas gostam também, porque volta e meia a Gabi sai com uma frase tipo “Mãe, quando vamos fazer uma atividade de artes de novo?”.

Algumas das atividades abaixo, como você vai ver, eu já fiz. Outras estão na minha lista de espera para fazer com a Carol e a Gabi quando tiver um tempinho.

1. Pintura com tesoura

Essa é uma atividade de recorte e colagem inspirada em Henri Matisse.

pintando com tesoura_facebook

2. Cores de Klee

Paul Klee era um amante das cores. Foi inspirado nele que fiz a atividade com papel, lápis de cor e fita crepe que está contada no post “Aprenda com Paul Klee”.

Imagem para a capa do post sobre klee

3. Retratos de Picasso

Picasso trouxe o Cubismo para o mundo e baseado nesse movimento dá para fazer coisas incríveis como os retratos curiosos aí da foto.

ATUALIZAÇÃO: A Cláudia Gennari Lacerda nos mandou uma dica de brincadeira com a filha relacionada com Picasso. E ela criou um PDF com o traçado do Picasso para as crianças pintarem. Ficou tão legal e ela autorizou a distribuição. Então, atualizamos o post com o PDF da Cláudia. PDF Picasso por Cláudia Lacerda.

Os retratos curiosos feitos pela Carol e pela Pat

4. Pinte como Pollock

Jackson Pollock tinha um jeito particular de expressar emoções através do ato de mover o braço com energia para literalmente jogar a tinta do pincel no quadro. Nem todo mundo gosta desse estilo, mas quando você entende o contexto percebe como Pollock inovou no seu tempo. Aqui em casa eu usei papel, tinta, uma bolinha e uma caixa para fazer uma arte inspirada em Pollock que ficou muito legal.

Pollock_seu filho_default e facebook

5. Quadro de círculos de Kandinsky

Eu amei essa ideia do Hellowonderful.co de usar feltro para fazer um quadro de círculos e quadrados inspirado em Kandinsky.

10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte - kandinsky

6. Van Gogh de massinha

Também achei demais essa ideia do Minimonetsandmommies.com de usar massinha e os dedos para simular as famosas pinceladas de Van Gogh.

10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte - van gogh

 

7. Adele de Klimt

Você chegou a ver o post sobre  Zentangle? Então, aquele tido de desenho serve de inspiração para fazer um quadro inspirado no famoso Adele de Klimt. No post original do Artprojectsforkids.org tem até o template do busto da Adele para você imprimir se quiser tentar fazer esta arte em casa.

10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte - kilmt

8. Lírios de água de Monet

No Messylittlemonster.com eu achei um post em que uma criança de 21 meses já estava fazendo arte inspirada nos grandes mestres. Na foto, as forminhas de cupcake viram os Lírios de Água de Monet.

10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte - monet

9. Quadro de Mondrian

A fita isolante preta é o segredo para deixar esse quadro de criança com linhas perfeitas, que nem as obras de Mondrian. Dica do  happinessishomemade.net que você confere aqui.

10 atividades inspiradas nos grandes mestres da Arte - mondrian

10. Pontilhismo de Seurat

Bastam cotonete, papel e tinta para fazer uma arte com pontilhismo inspirada em Seaurat.

Pintando as flores com cotonete

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.