Músicas e histórias para desenvolver a linguagem

Músicas e histórias para desenvolver a linguagem


Eu tenho escrito bastante sobre brincadeiras para desenvolver a linguagem, você reparou? É que a Gabi está com 3 anos e essa é uma fase mágica para a criança adquirir vocabulário e conquistar habilidades que serão importantes para a vida adulta.

Há duas semanas falei sobre uma brincadeira com música que ajuda a desenvolver o foco das crianças pequenas. Semana passada foi a vez de mostrar maneiras diferentes de contar histórias. No vídeo você vê que dá para usar desenhos, fantoches, bonecos e outros recursos para fazer uma contação de histórias bem bacana.

Pois um dos benefícios de se contar histórias para as crianças desde cedo é justamente desenvolver a linguagem.

A Gabi tem apenas 3 anos, mas ela já tem o hábito de ler incorporado na sua rotina. Por exemplo, todo dia temos que ler uma história para ela antes de dormir. Temos livros espalhados por várias partes da casa e ela sempre pega um livrinho para ler quando tem uma oportunidade

Músicas e histórias para desenvolver a linguagem - gabi lendo

Contar histórias e conversar com as crianças é um jeito de fazê-las se interessar por falar de volta com a gente. Se não conversamos com elas, é menor o interesse por aprender a falar. Já a criança que tem um adulto falante e que lê para ela por perto, percebe que falar é um um jeito maravilhoso de se comunicar. Quando ela percebe que consegue contar histórias para entreter os adultos, então, é o máximo!

Dá só uma olhada no vídeo para ver detalhes de como podemos usar a conversar para desenvolver a linguagem das crianças.

Viu até o final? Então você viu a surpresa que a Gabi fez para mim quando colocou a máscara de galinha?

Músicas e histórias para desenvolver a linguagem - gabi com mascara de galinha

Se você se interessou pelo uso da música como forma de desenvolver a linguagem, pode olhar os outros posts que temos sobre o assunto aqui.

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?