Um brinquedo caseiro simples que vai fazer a imaginação voar

Um brinquedo caseiro simples que vai fazer a imaginação voar


By patcamargo

Quando minhas filhas, a Cururuca, que está com 6 anos, e a Potcho, de 5 anos, apareceram em casa com este balão de bexiga, eu achei a ideia brilhante! Elas passaram dias inventando viagens de balão para seus bonequinhos. E correriam pela sala, viajando no balão. A diversão durou até quando a bexiga murchou. Então, eu resolvi pedir a autorização da educadora destas atividades das meninas para contar aqui no Tempojunto como fazer esta graça de brinquedo caseiro simples e super divertido.

Balão copo descartavel - opção brinquedo pronto 2

Então, obrigada à Nathalia, da escola das crianças, que criou este lindo balão!

Para começar, você vai precisar de:

- 1 copo descartável, de plástico ou de papel
- 1 bexiga ou balão
- 2 canudos
- fita adesiva
- tesoura
- canetinha hidrocor

Balão copo descartavel - materiais

O primeiro passo é encher a bexiga. Deixe-a num tamanho médio, para não ficar pesada e tombar o cesto do balão.

Balão copo descartavel - bexiga cheia

En seguida, pegue o copo descartável, e prenda os canudos com fita adesiva, na parte interior, em lados opostos. Uma dica para eles ficarem na mesma altura é colocar os canudos bem no fundo do copo.

Balão copo descartavel - detalhe do canudo com durex no copo

Na sequência, prenda a bexiga nas outras extremidades dos canudos. Se você usar fita adesiva transparente, quase não dá para perceber a emenda no balão. Eu tinha uma fita verde e acabei usando uma bexiga verde para combinar rsrsrs.

Balão copo descartavel - detalhe do durex na bexiga

Balão copo descartavel - detalhe do durex na bexiga 2

E está prontíssimo nosso balão para voar por aí, carregando os mais diversos personagens! O retoque final, fica para a decoração, no copo (que é o cesto do balão) e na bexiga, usando canetinha hidrocor. Olha que fofo os desenhos de coração e flores que a Cururca fez no dela.

Balão copo descartavel - desenhos no copo

E ela mesma retratada no balão.

Balão copo descartável - desenho na bexiga

Como o passo-a-passo é bem tranquilo, as crianças a partir dos 3 anos já conseguem ajudar a montar o balão, ou até construir um sozinhas, apenas com sua orientação. Não ficou uma graça? Ah! Detalhe: quando elas me viram fazendo, logo pediram para substituir a bexiga murcha do balão delas por uma nova. E nossos balões voltaram a voar pela casa!*

Balão copo descartavel - opção brinquedo pronto 1

Todas as quartas-feiras eu estou por aqui contando as brincadeiras que faço com meus três filhos e mostrando como dá, sim, para reunir irmãos meninos ou meninas para brincarem juntos. Eu te convido a se inscrever na Newsletter do Tempojunto. É gratuita e você recebe semanalmente um e-mail, com todas as novidades, brincadeira e brinquedos que postamos aqui para todas as idades. Daí, você não perde nada.

*Só para esclarecer que o balão não voa de verdade, tá? Só só se você usar uma bexiga cheia com gás hélio, destas de festa de aniversário. O “voar” aqui fica por conta da nossa imaginação.

2 comentários

Deixe seu comentário
  1. 1
    Sandra

    Sensacional !!! Vou fazer esta atividade no aniversario da minha filha Ana Luiza 6 anos .
    Posto qual foi a reaçao das crianças na proxima semana ! Parabensss a toda equipe !!

    • 2
      Patricia Camargo

      Que bom Sandra! Aqui é a Patcamargo. Vou ficar esperando a reação da aniversariante e os amigos! Bjs e obrigada!

+ E aí, o que você achou?