Coordenação de pés e mãos em uma brincadeira ritmada


Uma vez por mês, eu procuro (oi, aqui é a Patcamargo) trazer para o post das quintas-feiras brincadeiras que possam estimular alguma habilidade das crianças que serão importantes na vida adulta. Uma delas é a coordenação de pés e mãos ao mesmo tempo ou intercalados. Esta noção é que, por exemplo, vai ajudar na hora de aprender a dirigir e coordenar embreagem e troca de marcha, ou direção e acelerar ou frear.

Para mim, que dancei de flamenco, esta coordenação foi fundamental. E foi de um exercício de ritmo das minhas aulas de dança que eu tirei esta brincadeira para fazer com as crianças.

Você não precisa de absolutamente nada para brincar, além de algo para marcar o ritmo. Podem ser suas palmas, ou batidas do pé no chão. Mas também pode ser um metrônomo (tem até aplicativos para celulares com metrônomos), o som do tique-taque do relógio ou qualquer outra forma de marcar um ritmo.

Coordenação de pés e mãos em uma brincadeira ritmada - pat batendo palmas

Quando você convidar seu filho para brincar, vai pedir para ele acompanhar o ritmo com palmas. Depois com os pés. Quando estiver fácil, sugira que ele ande, mantendo o ritmo com os pés.

Conforme forem brincando, peça para ele bater palmas no contratempo ou para dobrar as palmas em cada tempo do ritmo. Quem sabe, se seu filho for mais velho, vocês podem juntos fazer várias combinações de palmas e pés, mais lentos ou rápidos, no contra e no tempo. Será que conseguem?

Olha só a explicação melhor no vídeo. Nele tem a Potcho, que está com 5 anos, brincando e tentando acertar os ritmos que eu passo para ela. Detalhe do agradecimento dela no final. “Para o pessoal que vai ver no Tempojunto, mãe”. Foofa!

Sei que pode parecer complexo no começo, mas brincando mais vezes, você irá notar como é simples praticar. E continuar oferecendo meios dos seus filhos desenvolverem a coordenação motora depois dos cinco, seis, sete anos é muito importante. Aliás, nesta semana mesmo, a Patricia Marinho escreveu sobre uma brincadeira que continua estimulando a coordenação das mãos para crianças mais velhas ainda, com 9, 10 e 11 anos. Então não deixe de incentivar as crianças a se desenvolverem sempre.

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

+ There are no comments

Add yours