10 brincadeiras para fazer com corda

10 brincadeiras para fazer com corda


Hoje vou fazer mais um post de inspiração para o final de semana mostrando as muitas maneiras de brincar com o mesmo brinquedo. Já falei de bonecas e carrinhos e agora mostro 10 sugestões de brincadeiras para fazer com corda.

1. Pular corda

A primeira dica é a mais básica: pular corda do jeito tradicional. A Patcamargo fez um post ótimo com os benefícios de pular corda para as crianças e onde ela ensina até trovas para a hora de brincar. Confira o texto Pular corda para reforçar o vínculo com seus filhos.

Pular corda para reforcar o vInculo com seus filhos_10.41.58-1_Sofia pulando corda

2. Relojinho

Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam em redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar na perna ou pés.

Mais uma brincadeira com corda - reloginho - montagem sofia rodando a corda

3. Laçar o bezerro

Esta é uma brincadeira de cowboy que os filhos da Patcamargo inventaram. O pegador usa a corda para “laçar” os outros participantes do pique. Fica ainda mais divertido se os adultos entram na onda também.

Força e agilidade numa brincadeira de cowboy - sofia correndo atras do henrique

4. Equilíbrio

Esta vale para as crianças a partir de 2 a 3 anos: brincar de equilíbrio. O desafio é ir colocando um pé na frente do outro, sem cair. Se estiver fácil, experimente fazer a brincadeira andando de costas.

Vamos brincar de equilíbrio - gabi voltando na corda de equilibrio

5. Cabo de Guerra

Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um  pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão. Descobri, outro dia, que dá até para irmãos de idade diferentes brincarem juntos!

10 maneiras de brincar de pular corda - cabo de guerr

6. Cabo de Guerra nas alturas

Agora, se você está com crianças mais velhas e quer dar uma incrementada no desafio, pode colocá-las em alguma plataforma da onde elas precisam puxar o oponente sem cair, que nem na foto do artigo da Parents.com. Testem primeiro para não deixar as crianças subirem em algo que vire facilmente (porque aí fica perigoso).

10 maneiras de brincar com corda - cabo de guerra nas alturas

7. Dar nós

Para quem, como eu, cresceu achando o máximo livros como o Manual do Escoteiro Mirim da Disney, essa atividade é perfeita para rechear um dia de férias: aprender a dar nós. Nesse post do Motherearthnews.com você aprende 10 diferentes tipos de nós.

10 maneiras de brincar com corda - dar nos

8. “Colar” de rolo de papel higiênico

Eu coloquei “colar” entre aspas porque ninguém vai, de fato, sair com um colar que nem o da foto do Imagination Tree (abaixo) no pescoço. Mas não dá para negar que foi uma ótima ideia usar corda e rolo de papel higiênico para fazer uma atividade de coordenação motora fina dos pequenos.

10 maneiras de brincar com corda - colar de rolo de papel

9. Sistema de Polia

Use a corda para fazer um experimento com as crianças. Por exemplo, como criar um sistema de polias que ajude a levantar objetos pesados, que nem o galão de leite da foto do Hubpages.com.

10 maneiras de brincar com corda - sistema de polias

10. Obstáculos de corda

E se você tiver um bocado de corda e um quintal, pode fazer um circuito de obstáculos, que nem esse do Teachpreschool.org, para as crianças brincarem de pular e passar por cima ou por baixo.

10 maneiras de brincar com corda - circuito

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,  inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?