Um jogo de palavras cruzadas diferente


Toda vez que vou na livraria dou uma olhada na sessão de livros infantis para ver se encontro inspiração para as brincadeiras e atividades do Tempojunto. Numa dessas encontrei o Meu bloco de passatempo – jogo de duplas. Foi de lá que saiu o jogo de palavras cruzadas diferente que eu vou apresentar aqui hoje. Eu e a Carol amamos!
Um jogo de palavras cruzadas diferente - foto do livro
Se você quiser repetir em casa, vai precisar de papel e canetas de duas cores. Se tiver folha quadriculada, melhor ainda.
O primeiro passo vai ser montar o “tabuleiro” do jogo: uma grade de 20 linhas x 15 colunas. Acima da borda superior você escreve as letras do alfabeto. Faça o mesmo abaixo da borda inferior.
Um jogo de palavras cruzadas diferente - folha vazia
Antes do início da partida, cada jogador deve escolher uma cor de caneta e os participantes elegem quem será o primeiro a jogar. Além disso, cada participante ficará com um dos dois alfabetos do tabuleiro.
O primeiro jogador começa escrevendo uma palavra qualquer. A Carol escolheu escrever CORDA.
Um jogo de palavras cruzadas diferente - corda
A única regra é que a palavra não pode ter letra repetida. Isso porque, para cada letra utilizada, o participante precisar riscá-la do seu alfabeto. Ou seja, depois de escrever corda, a Carol não pode mais usar as letras C, O, R, D ou A quando for sua vez de jogar novamente.
O segundo jogador precisa aproveitar uma das letras já deixadas pelo primeiro jogador para escrever a sua palavra. Eu usei o C de corda para escrever CORAGEM.
Um jogo de palavras cruzadas diferente - coragem
 Depois da minha jogada, como a Carol, tive que cortar as letras que usei na palavra coragem do meu alfabeto. Com isso, C, O, R, A, G, E  e  M ficaram fora de uso.
Um jogo de palavras cruzadas diferente - letras eliminadas
Assim, os dois jogadores, se revezam, cada um escrevendo uma palavra, até esgotar todas as letras do alfabeto. Ganha quem usar mais letras.
Um jogo de palavras cruzadas diferente - palavra cruzada pronta
O mais legal foi que até o papai entrou na onda para ajudar a gente a formar palavras!
Um jogo de palavras cruzadas diferente - papai ajudando a fazer palavra crizada
Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ There are no comments

Add yours