Um brincadeira simples que reúne contação de história e origami do barquinho de papel


By patcamargo

Aqui no Tempojunto, tanto eu quanto a Patricia Marinho, valorizamos muito os momentos de contação de história para as crianças. Além de incentivar a leitura, esta é uma brincadeira que estimula a imaginação, a oralidade, o vocabulário, a construção de frases e narrativas. Ajuda até nós, os adultos, a sermos mais inventivos. Pelo blog, você vai encontrar vários posts com dicas para fazer a hora da história diferente. Hoje tenho mais uma: usar um origami, ou dobradura de barco.

Na verdade, o origami é uma dobradura sem cortes. No nosso caso, vamos começar com origami e terminar com o quirigami (ou seja, uma dobradura com recortes). A história quem me contou foi a Cururuca, minha filha de 5 anos. Ela aprendeu na escola e veio me contar. Eu achei muito fofa e bem fácil para você fazer em casa. Aqui tem o vídeo com a Cururuca ensinando como contar a história e os momentos de fazer a dobradura. Não repara que eu estava “doidinha” quando fui gravar o vídeo e chamei a história de música (affff). É porque depois a gente musicou a história em casa, mas na gravação a Cururuca só contou a historinha mesmo. ;)

Para facilitar, vou colocar aqui mais três arquivos. O primeiro é de um vídeo meu, ensinando a fazer a dobradura de chapéu e de barco.

Agora, a história do Pedro Pereira para você contar:

Era uma vez um menino chamado Pedro Pereira. Ele gostava muito do mar e um dia recebeu um convite para viajar num barco. Mais que depressa, ele fez o seu chapéu de marujo. E partiu para a aventura.

Durante a viagem, porém, uma tempestade alcançou o barquinho e as ondas jogavam o barco do Pedro Pereira para lá e para cá. De repente, o barco bateu em uma pedra e perdeu sua proa. Mais adiante, com a tempestade ainda forte, o barco bateu em uma segunda pedra e perdeu a popa.

Um vendaval chegou e arrancou a vela do pobre barquinho. Mas Pedro Pereira era muito valente e continuou no barco. Mas com a tempestade, ele também perdeu suas calças! Nossa, sabem o que sobrou para o Pedro Pereira da sua aventura? Uma camiseta!!

Se você preferir ainda, tem um link super legal do Tempo de Creche, com uma outra versão desta história, que você pode imprimir para ler e brincar com seu filho.

Ah! Outra coisa que eu tenho que repetir sempre porque toda hora chega gente nova aqui no blog. Dá para acompanhar as nossas postagens por email, viu? É só se inscrever na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal. É grátis.

2 Comentários

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário