Atividade de raciocínio para crianças pequenas

Atividade de raciocínio para crianças pequenas


Quando a gente fala que a brincadeira é importante, estamos nos embasando em todas as descobertas recentes da neurociência sobre como o cérebro da criança se desenvolve, especialmente nos seis primeiros anos de vida, e como a brincadeira é um componente fundamental para esse desenvolvimento.

Diante disso, boa parte do nosso trabalho no Tempojunto passou a ser o de dar idéias de brincadeiras simples, que você pode fazer nos mais diferentes lugares, com os recursos disponíveis, para contribuir diretamente com os mais diferentes aspectos desse tal desenvolvimento, ou seja, as habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais das crianças. Hoje quero mostrar uma atividade de raciocínio para crianças pequenas, a partir de 3 anos (essa idade depende muito de cada criança).

Os objetivos das brincadeiras

Se você acompanha o blog, pode estar se perguntando: mas Patrícia, porque vocês não colocam os objetivos das brincadeiras em todos os posts que fazem? A resposta é simples: não queremos entupir você de informação e acabar gerando alguma culpa do tipo “Nossa! Não fiz a atividade de coordenação motora fina desta semana?” ou “Preciso pesquisar atividades de raciocínio para fazer em casa!”

Se de um lado não queremos fazer do objetivo da brincadeira uma obrigação, de outro também entendemos que é importante que, aos poucos, você perceba que as brincadeiras conseguem ajudar a desenvolver habilidades específicas, como é o exemplo de hoje, de organização de formas geométricas.

Para fazer essa atividade você vai precisar de:
. cartolina
. canetinhas
. fita adesiva
. peças de brinquedos com 4 formas geométricas variadas: triângulos, retângulos, círculos e quadrados
. um cesto

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - materiais

1. Comece usando a fita adesiva para dividir a cartolina em quatro colunas de largura igual.

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - pista cartolina

2. No topo da cartolina, faça o desenho das formas geométricas selecionadas, uma forma por coluna. Use uma das peças que você separou como molde.

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - tabela

3. Coloque das peças de brinquedos que você separou em um cesto. Procure misturar bem as formas.

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - blocos reunidos

4. Chame a criança para brincar e explique que o objetivo é fazer uma fila de formas em cada coluna correspondente. No exemplo abaixo, eu coloquei o primeiro círculo e o quadrado. A Gabi entendeu e começou a fazer sozinha.

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - gabi colocando as pecas no lugar

Nessa brincadeira, a Gabi desenvolve várias habilidades, como foco, categorização e resolução de problema. Veja ela concentrada com um triângulo na mão tentando decidir aonde deve encaixá-lo.

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - gabi colocando as pecas no lugar 2

Como sempre devemos fazer quando brincamos com as crianças, a Gabi resolveu assumir a liderança da brincadeira e fazer um jeito diferente de enfileirar as peças. Quem disse que só dá para fazer uma sequência de peças na horizontal? Olha ela fazendo uma coluna de círculos!

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - gabi empilhando os blocos

Depois de um tempo, quando não foi possível empilhar tudo, ela voltou para proposta original e colocou todas as peças na coluna certa, até acabar o conteúdo do cesto.

Atividade de raciocínio para crianças pequenas - gabi colocando todas as peças na coluna

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?