Você no Tempojunto: Osana Barreto e a Arteterapia na brincadeira com sobrinhos e netos


Eu estou cada vez mais encantada com as histórias das pessoas que acompanham o Tempojunto e nos mostram como é possível mesmo mudar o mundo e a infância das crianças com a brincadeira. O brincar pode fazer parte da nossa vida com nossos filhos de uma forma, ao mesmo tempo intensa e dentro da realidade dos nossos dia a dias.

Hoje o Tempojunto abre “as portas” e o blog para a história da Osana Barreto. Uma tia, avó e educadora que aproveita todos os momentos possíveis na sua rotina para brincar com os sobrinhos e netos. “Criei meus filhos assim. Hoje são adultos felizes e bem sucedidos”. Olha que depoimento legal para começar!

Você no Tempojunto Osana Arteterapia_osana

Ela me contatou no Facebook do Tempojunto e de cara já mandou um vídeo com o sobrinho montando um robô de sucata. Eu achei incrível porque o tempo de montagem foi tão divertido quanto da brincadeira.

“A brincadeira é a principal forma de expressão da criança e o principal meio de ela observar e interagir com o mundo. É na brincadeira que ela vai vivenciar muitas questões relacionadas ao bem-estar. Então, vai vivenciar liberdade, criatividade, desenvolvimento do corpo, a imaginação, a tolerar as diferenças. Não tem limite a brincadeira, a criança precisa sempre com essa oportunidade de estar imaginando, de estar fantasiando, de estar inventando o mundo, de estar reinterpretando o mundo através da brincadeira. Não tem limite pra brincar, brincar é a atividade mais saudável que vai trabalhar desde a saúde mental dessa criança, seu bem-estar mental até seu bem-estar físico porque explora o corpo dela, ela pula, ela corre, ela rola“. Esta é a definição da Osana sobre a brincadeira, publicada no seu canal Youtube. Eu concordo totalmente.

Mas antes mesmo de eu entrar em contato com ela, veio outro vídeo com uma alternativa super bacana de um Vai-vem. Eu fiz com garrafa pet. Ela usou aquelas molas de brinquedo para fazer o papel do Vai-vem. Olha como funcionou bem também. No vídeo, quem está brincando é a mãe da Osana; mais uma vovó brincante!

Arteterapia

Quando eu convidei a Osana para participar desta coluna, ela me explicou que, além dos sobrinhos, a arteterapia na brincadeira fazia parte também da sua profissão de educadora.

“Esse tempo junto com nossos filhos é investimento para o futuro. Gosto muito de brincar com sucata. Sempre fiz isso com meus filhos e eles amavam! Isso estimulou muito a criatividade deles”, afirma

Você-no-Tempojunto-Osana-Arteterapia_estacionamento-de-carrinhos

Este trenzinho feito de caixas é um exemplo do que ela costuma fazer para as crianças.Vejam que fofurice.

Então, fui perguntar a ela o que era a Arteterapia. E a Osana já aproveitou e escreveu um texto para o Tempojunto.

Arteterapia é o uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas onde as escolhas e procedimentos dos indivíduos são consideradas elementos que retratam o seu mundo interior. É considerada a forma de expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um.

É importante que a cada atividade artística que a criança desenvolve com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida por ela, só assim ele passará para a próxima etapa.

Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus conflitos internos e resgatando o próprio potencial criativo.

Você no Tempojunto Osana Arteterapia_meninas-pintando-em-grupo__Tesouro

Além de trabalhar com arteterapia, também colaboro com a campanha LER É +. Uma campanha que tem o desejo de transformar o Brasil num país de leitores.

“Uma velha blusa de malha, um pouquinho de criatividade e carinho… Bonecos divertidos para brincar. Resultado de uma tarde de domingo”, ela conta. Olha que coisa lindinha!

Você no Tempojunto Osana Arteterapia_bichinhos-de-pelucia_Tesouro

As alunas da Osana se divertiram à beça com os bichinhos. E, como vocês já perceberam, Osana aproveita o fim de semana para criar mais e mais brinquedos para os sobrinhos. “Um sábado diferente! Diversão e criatividade com materiais simples: papelão, recortes de papel e cola… e surge um estacionamento sensacional!!”.

Sentiram a super-produção dos vídeos? ;)

Mensalmente, tem um perfil novo aqui na coluna Você no Tempojunto para nos inspirarmos e trocarmos experiências sobre como colocar a brincadeira no nosso dia a dia. Se você quiser nos acompanhar, inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Tempojunto. Já são mais de 20 mil pessoas que recebem semanalmente um e-mail com nossas novidades.

+ There are no comments

Add yours