Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos


A distância de idade entre minhas duas filhas é de 7 anos e meio. Muita gente me pergunta como é a experiência de ter filhos com essa distância. Eu sempre digo que acho o máximo e que não é tão difícil quando encontramos brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos.

Eu nunca quis ter um filho seguido do outro. Achei que o trabalho de cuidar de uma criança pequena era gigante e nem por um momento pensei em emendar um no outro. Tudo bem que a distância pode representar um risco de falta de afinidade, mas eu sou a caçula de 4 filhos, sendo que meu irmão mais novo é 8 anos mais velho que eu. Houve um tempo que habitávamos planetas diferentes, mas hoje minha irmã, mesmo sendo 11 anos mais velha, é uma das minhas melhores amigas. Portanto, eu sei por experiência própria que, com o tempo, a diferença de idade nem parece existir.

Mas como lidar com a diferença agora, quando os interesses e capacidades de cada uma são tão diferentes?

Uma das minhas dicas é entender que, de fato, vai ter situações em que você vai ter dois filhos únicos, em que casa um vai ficar no seu mundinho. Quando isso acontece, em geral a Gabi fica comigo e a Carol com o pai e fica todo mundo feliz assim.

Por outro lado, também é preciso promover os momentos de integração entre as crianças, buscando brincadeiras que funcionem com todos. E essa é uma das maravilhas do brincar! É tão fácil envolver as crianças na diversão!

Eu já escrevi sobre isso em vários posts como e 10 brincadeiras para reunir bebês e crianças grandes e Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes.  Hoje vou mostrar mais cinco exemplos.

1. Jogar futebol

Sim, vale para quem tem apenas filhas meninas também. Olha a Carol e a Gabi no papel de atacante e goleira

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos -futebol

2. Helicóptero

É quando a pessoa maior segura a menor abaixo dos braços (ver foto) e sai girando. Essa é uma que a Carol adora fazer porque se sente toda toda por conseguir carregar a irmã.

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - helicoptero

3. Brincar de médico

Em geral, a Gabi é a médica e a Carol a paciente. As duas se divertem muito e brincam por um tempão!

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - medico

4. Cabo de guerra

Essa é uma daquelas que precisa da boa vontade e da paciência do irmão mais velho, que poderia facilmente acabar com a brincadeira com um puxão. Mas eu aproveito para ensinar para a Carol sobre generosidade e o quanto ela se torna uma pessoa melhor por saber envolver a irmã na atividade.

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - cabo de guerra

5. Figuras de sombra

Essa é uma brincadeira que a família toda faz na noite do “Quarto da Família” que é a noite em que colocamos colchonetes no quarto do casal para que as meninas durmam com a gente.

Eu ou o meu marido acendemos a lanterna do celular e a partir daí começa a brincadeira de fazer figuras. Nesse dia, eu fiz um pássaro.

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - sombras no escuro

Depois foi a vez da Carol.

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - sombras no escuro - carol

 

E aí veio a Gabi

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - sombras no escuro - gabi

 

Elas gostam tanto de fazer isso que a brincadeira acabou com a Carol fazendo um coração para celebrar o amor da família!

Brincadeiras que reúnem irmãos grandes e pequenos - corações

 

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ There are no comments

Add yours