Noção de direção com a brincadeira do trem desgovernado


By patcamargo

Quando você tem três filhos às vezes é uma ginástica encontrar uma brincadeira diferente das tradicionais que envolva todos numa atividade mais agitada. Eu particularmente amo um agito: correr, pular, dançar, nadar, gincanas e ar livre é comigo mesmo. E acabo “inspirando”, para não dizer influenciando, meus filhos. Eles têm idades próximas (atualmente com 8, 6 e 5 anos), mas tem brincadeiras que deixam o Pocoyo, meu filho mais velho, em vantagem. Por exemplo, um pega-pega.

Esta brincadeira eu encontrei no livro Jogos com Mickey e sua Turma, da DCL (atualmente fora de linha), e achei ótima para eles jogarem juntos e treinarem o sentido de direção, direita e esquerda, que estão aprendendo na escola. A brincadeira se chama Trem Desgovernado.

Noção de direção com a brincadeira do trem desgovernado - meninas preparando pra brincar

A brincadeira funciona com duas ou mais crianças. Se houver um número ímpar delas, uma será o condutor dos trens. Formam-se duplas, um na frente do outro, como a Cururuca e a Potcho fizeram.

Em seguida, elas saem num trenzinho, que começa a ficar desgovernado, à medida em que a pessoa da frente começa a andar mais depressa, como uma locomotiva sem freios. É a pessoa que está atrás que comanda o trem, dizendo “esquerda” ou “direita” para a pessoa da frente desviar dos obstáculos e seguir seu caminho.

Noção de direção com a brincadeira do trem desgovernado - meninas andando

Noção de direção com a brincadeira do trem desgovernado - meninas correndo com o trenzinho

Se há alguém sem par, é ele que deve dizer a direção. Quando há vários trens desgovernados, vira uma loucura conseguir das instruções para todos eles, mas a diversão aumenta!

Tem hora que o maquinista e a locomotiva confundem as direções e o trem “descarrilha”. Olha só as meninas tentando formar o trem novamente. Tem carinhas mais felizes?

Noção de direção com a brincadeira do trem desgovernado - meninas correndo uma atras da outra

Eu simplesmente amo quando vejo meus filhos assim, rindo à toa, numa brincadeira divertida e simples! É uma alegria para a alma.

A partir desta versão, você pode incrementar a brincadeira, se seus filhos forem mais velhos, ou só deixá-los correr como um trem, somente um tentando acompanhar a direção do outro, caso seus filhos sejam mais novos. A diversão é a mesma. E em qualquer das versões eles desenvolvem a noção de direção com o trem desgovernado.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Fernanda

    Pat, achei mto legal. Obrigada. Vou fazer logo q juntar mais um aqui. E vou tentar eu mesma com ele tb, como ja brincamos sempre. Uma curiosidade mesmo apenas, estes sao os nomes mesmos dos seus filhos ou são apelidos? Boa noite.

    • 2
      Patricia Camargo

      Oi Fernanda, tudo bem? Obrigada! Depois me conta como foi a brincadeira. Quanto à sua pergunta, kkkkk, não são nomes não. Fica tranquila que são só apelidos. Apesar do meu filho mais velho estar quase incorporando o apelido no nome kkkk. BJs

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.