Tinta invisível para brincar de mensagem secreta

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta


By patcamargo

Qual criança não se encanta com um mistério de vez em quando? Caça ao tesouro, brincar de descobrir digitais e escrever mensagens secretas fazem parte do grupo de sugestões de brincadeiras que entram nesta categoria misteriosa.

E uma mensagem secreta pode ser feita de várias formas. Com um código cifrado, por exemplo, ou com tinta invisível. E é disso que vou falar hoje. A Patricia Marinho fez uma receita com as filhas que acabou virando uma brincadeira diferente porque a tinta “deu ruim”. Então, eu resolvi tentar em casa.

Os materiais que eu usei foram os mesmos que o dela, com uma coisinha a mais: secador de cabelo. Então, você precisa de:

Suco de limão (eu fiz com siciliano e taiti)
Pinceis
Papel sulfite ou mais grosso. Branco ou de cor clara
Secador de cabelo

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta - materiais

O início é o mesmo também. Você espreme o suco do limão e deixa as crianças pintarem o que quiserem no papel. Pode ser um desenho, ou uma mensagem secreta. Não precisa usar muito suco, para o papel não ficar molhado demais.

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta - pat pintando

Revelação pelo calor

Depois que secar, fica beeem difícil de ver o que foi feito no papel. Está pronta sua mensagem com tinta invisível!

Bom, e para enxergá-la? Uma das propriedades do limão, ou melhor do ácido cítrico que está no limão é mudar de cor, ficar escuro quando exposto ao calor. Por este motivo é uma péssima ideia brincar com suco de limão no sol. A pele mancha. Então, tire as crianças do sol quando forem brincar de tinta invisível.

Por outro lado, esta propriedade é que faz a mensagem secreta aparecer. Quando eu era criança, a gente brincava e colocava o papel em cima da chama de um fósforo para que a mensagem aparecesse. Olha o perigo!!! Nada de fogo aqui, ok?

Aqui estou eu com minha “arma descobridora de mensagens secretas”, ou, melhor dizendo, o secador de cabelo.

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta - pat com secador

Ele precisa estar beeem quente para funcionar. Ligue o secador e vá aquecendo o papel com a mensagem. Aos poucos, o limão escurece e você consegue ler o que foi escrito ou desenhado. Demais, né?

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta - mensagem escrita

Olha as meninas fazendo as mensagens para as amigas da escola. Elas levaram no dia seguinte, com um post it colado, explicando como revelar a mensagem.

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta - meninas pintando

Tinta invisível para brincar de mensagem secreta - imagem com o post it

Foi mensagem que não acabava mais. Eu não sei bem se funcionou na casa das amigas, mas aqui ficou legal.

Tem duas dicas para a tinta invisível funcionar melhor e um atalho, mas que precisa da sua super atenção. Primeiro as dicas:

- Esprema o limão logo que for usar a tinta. Com a exposição ao ar, as propriedades do ácido cítrico diminuem e ele perde a capacidade de mudar de cor.
- Tenha paciência para esperar o calor agir. Às vezes demora, dependendo de quanto seu secador aquece.

O atalho é o seguinte: colocar o papel com a mensagem numa assadeira e colocar por alguns segundo num formo bem quente. A cor vem quase de imediato, mas você precisa fazer isso longe das crianças e ficar muito atenta para não deixar o papel queimar no forno. Então, cuidado com este atalho!!!!

Usar o ferro de passar roupa bem quente também funciona. E, finalmente, se você guardar a carta misteriosa durante um tempo – uma semana por exemplo – as letras aparecem sozinhas! Pode ser uma dica legal para escrever uma mensagem para o futuro.

Se você curtiu esta ideia, volte sempre por aqui porque todo dia tem uma dica de brincadeira nova para você curtir um ótimo tempo com seu filho. E se você não tem esta disponibilidade toda, que tal receber nossas dicas no seu e-mail? Você pode guardar para acessar depois e não perde nada! É só se inscrever gratuitamente neste link.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?