Brincadeiras que vão animar a hora do banho das crianças


O post de hoje é dos quinzenais que eu (a Patcamargo) faço sobre brincadeiras com bebês. Mas o tema é tão legal, que vamos extrapolar um pouco, então você também, que não tem um pequenino em casa, pode aproveitar.

Brincar no momento do banho é uma delícia. Sem generalizar, mas acho raro encontrar uma criança que desgoste de brincar, criar, cantar, falar sozinha, se divertir no banho. Eu lembro que quando era pequena vááárias vezes minha mãe vinha desligar o chuveiro para evitar o desperdício de água. Tinha vezes que ela desligava a energia (o chuveiro em casa era elétrico) para ver se eu saía do banho. Aff.

Hoje os tempos são outros e podemos perfeitamente aliar a brincadeira no banho com a economia de água. Vou começar esta lista de brincadeiras com a sugestão da Daniela Mioti, que já é quase uma sócia por aqui. Ela já participou do Desafio da Caixa de Papelão e deu uma dica de arte com o tema de Primavera que se tornou um post lindo aqui. Ela mesma conta:

Brincadeiras que vão animar a hora do banho das crianças - daniela e guilherme

1. Vim hoje aqui para compartilhar uma brincadeira que deu super certo para a hora do banho. Brincadeira de consciência corporal com tinta. Na verdade eu usei a máscara azul para hidratar cabelos loiros da marca Flores e Vegetais (que você pode substituir por corante de alimentos). Então, quando o Guilherme começou a nomear as partes do corpo, comecei a brincar de um pinta o outro e cada um pinta a si mesmo também. E a brincadeira é isso. Eu vou nomeando as partes e a gente vai se pintando. Super divertido! Difícil é parar para dar o banho mesmo depois rsrsrs.

Do recém nascido à criança

2. Se seu filho é bem novinho, o banho começa na banheira, com água bem gostosa. A gente deu a dica de usar chá na água do banho para uma brincadeira sensorial com cheiros. Com o tempo, conforme seu bebê for crescendo, você pode acrescentar outras coisas à banheira: bolinhas de sagú, folhas de chá, como hortelã, por exemplo.

Brincadeira num banho calmante para o recém-nascido - capa

Não esqueça que o bebê não pode ficar nem um segundinho sozinho na banheira, está bem? Mesmo que tenha só um fio de água no fundo. O risco de afogamento é sério.

3. Quando seu filho estiver sentando, você pode experimentar brincar com cores na banheira. Ou com corante de alimentos misturado com água, ou com tinta de vegetais (beterraba, espinafre, por exemplo) seu bebê vai curtir um momento super gostoso e criativo, cheio de novas descobertas.

Cores para animar a brincadeira na hora do banho - capa 2

4. Ainda bebê, outra dica é transformar a espuma do banho em espuma colorida. Use o próprio sabonete que está acostumada e crie cores diferentes para seu filho brincar. Além da cor, a espuma é uma textura bem legal de ser testada pelo bebê.

5. Quando eles crescem um pouco mais, o box passa a ser o lugar da diversão. Bom, para quem tem, a banheira também continua valendo. Para animar o momento de ir para o banho, que tal propor uma pintura no azulejo do box? A tinta sai, eles se divertem e depois o banho fica fácil!

Até o banheiro é lugar de brincar e criar obras de arte - capa.1

6. Outra coisa legal para fazer com o chuveiro desligado ainda, são experiências durante o banho. Aproveite que tudo será lavado depois e experimentem misturar chás diferentes para criar novos aromas, sabonetes diferentes, façam raspinhas de sabonete em barra para colocar na esponja, testem colocar sabonete e condicionador juntos e vejam o que acontece: ainda faz espuma? Vira creme? São vários os experimentos que vocês podem criar, antes do chuá.

poção_ imagem de capa

7. Finalmente, que tal pensar um pouquinho em você? Eu sempre fiquei sozinha com meus três filhos, então sei bem o que é precisar de um tempinho para tomar banho e lavar o cabelo no dia a dia, né? Então, encerro este post com outro que escrevemos sobre brincadeiras que podem distrair seus filhos no banheiro enquanto você toma banho. Mesmo que seja aquele banho de gato à jato kkkkk.

Brincadeiras para o seu filho enquanto você toma banho

Espero que este post seja útil em várias fases da vida do seu filho. E que o banho seja algo legal e prazeroso para vocês. Sempre tem brincadeiras para bebês aqui, a cada 15 dias. Então, uma dica final: faça parte das mais de 20 mil pessoas que recebem semanalmente nossa Newsletter Tempojunto. Ela trás as brincadeiras publicadas no blog e as novidades do Tempojunto. Assim, você pode guardar para consultar depois. A inscrição é gratuita.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião