Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito


Às vezes estamos tão habituados a relacionar um brinquedo ou objeto com sua função, que perdemos a oportunidade de usar nossa criatividade e trabalhar de uma forma nova, aquilo que é comum. Esta frase poderia estar no início de qualquer discurso de treinamento de liderança que as empresas promovem a seus gestores. “Pensar fora da caixa”, “encontrar soluções inovadoras”, “remodelar processos”, são todos termos do mundo corporativo que para um bebê é uma atividade natural.

No futuro não sabemos qual será a profissão da moda (surgem novas todos os dias), qual idioma será o mais necessário (eu tive aulas de Mandarim, que nunca usei). Mas existem competências que eram importantes no século passado e continuarão fundamentais para qualquer adulto no Século XXI. Entre elas, a capacidade de olhar uma situação e propor formas diferentes, criativas e inovadoras de vivenciá-la.

É por isso que hoje vamos brincar com os bebês usando um brinquedo comum – um baldinho – de um jeito diferente. A Patricia Marinho já escreveu sobre como repensar brinquedos e propor formas diferentes de brincar às crianças, com tampas de panelinhas. Mas hoje vamos aproveitar um baldinho, uma fita ou barbante e brinquedinhos pequenos do seu filho, que caibam no balde. Podem ser pedrinhas ou pequenos objetos da casa também.

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe brincando com o baldinho

Novas funções

E é legal a gente saber que para o bebê qualquer objeto, inclusive um brinquedo, não é relacionado à função que está determinada para ele. Em outras palavras, uma colher não é para comer. Um carrinho não é para fazer “vrum-vrum” e sair rodando. Estas funções que nós adultos damos às coisas não fazem sentido para o bebê. Isso possibilita que ele explore tudo o que cai na sua mão de diversas formas, testando possibilidades e descobrindo diferentes jeitos de interagir com o objeto.

Então, você vai pegar o balde e amarrar uma ponta da fita ou do barbante na sua alça. Procure um local onde você possa pendurar o balde. Pode ser a maçaneta da porta, a cadeira ou uma parte do brinquedo do parquinho, como eu montei para a Yukari brincar com sua mãe Tiemi.

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - mae e bebe brincando com baldinho

Logo que começamos a brincar, a Tiemi deixou os brinquedinhos perto e mostrou como o balde subia e descia ao puxar a fita. Depois de olhar com curiosidade, ela ficou esperando o que aconteceria. A mamãe então pegou um dos brinquedinhos, colocou no baldinho e fez o movimento de sobe e desce. Num instante, a Yuyu decidiu colocar os brinquedos um por um para ver se o balde continuava subindo e descendo. Sem perceber, ela estava trabalhando a observação de duas lições de física: causa e efeito e o trabalho da roldana.

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe pegando os brinquedos do baldinho

Mas o importante agora é a brincadeira, que continuou por um bom tempo, com a Yukari colocando e tirando os brinquedinhos no balde para ver se havia alguma diferença. Então, ela resolveu interferir na brincadeira. Ela passou a segurar o balde e acompanhar com o corpo os movimentos de sobe e desce do balde.

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe puxando o baldinho

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe vendo a roldana

Conquista

Então, eu lancei um desafio para a Tiemi. Será que a Yuyu teria curiosidade de substituir a mãe, segurando a fita para ela mesma mover o balde para cima e para baixo?

A mamãe a chamou então para perto e mostrou que o segredo do balde se movimentar era a fita que ela estava puxando. Olha a expressão da Yu, quando percebeu o que estava acontecendo.

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe olhando a roldana

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe olhando a roldana2

Ahhh, a Yuyu entendeu rapidinho a informação e passou a brincar com o balde. Sabe que eu achei que ela soltaria a fita da mão? Mas não, ela segurava na altura suficiente para o balde chegar próximo do chão para receber novos brinquedinhos que a mamãe passou a colocar:

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - bebe brincando com a roldana

Despertar a curiosidade do bebê com uma brincadeira de causa e efeito - mae ajudando o bebe a brincar (IG)

A brincadeira durou um super tempo, especialmente para um bebê, que ficou concentrada com as novas descobertas do dia, a partir de um brinquedo que – bom, sem um olhar diferente, teria uma função só. Esta é uma das formas de despertar a curiosidade do bebê. No dia a dia, deixe com ele objetos, sem explicar para que supostamente servem. Deixe que seu bebê explore, teste, pesquise e tenha um olhar criativo sobre as coisas a seu redor.

Espero que você tenha gostado e aproveite esta nossa dica. Caso você queira ter todas as nossas dicas de brincadeiras de um jeito organizado e mais simples de consultar, faça parte da nossa Newsletter. Você recebe uma vez por semana todas as nossas sugestões de brincadeiras e pode arquivar as que mais gostar para consultar quando quiser. A inscrição é gratuita.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião