Esconde-esconde de dedão para estimular o cérebro do bebê


Eu acho incrível como a gente consegue brincar com muito pouco, mesmo com bebês. Entre 12 e 15 meses, os bebês adoram experiências de empurrar, esconder, descobrir e observar o que acontece. Quando brincamos de esconde-esconde milhares de conexões cerebrais são criadas ou fortalecidas. E conforme aumentamos a diversidade da brincadeira, mais estimulamos o desenvolvimento dele.

Este esconde-esconde que fiz com a Luísa, de 1 ano e 8 meses, e a ajuda da mamãe dela, a Luciane, é simples e contribui para que o bebê tenha a habilidade de observar detalhes, de se surpreender e de entender como os objetos somem e aparecem. É com esta idade que as crianças começam a perceber que a coisa não sumiu só porque deixou de ser visível. Mais ainda, a brincadeira foi uma das que a Luísa mais gostou. Olha que rostinho mais feliz!

Esconde-esconde de dedão para estimular o cérebro do bebê - luisa sorrindo

Para esta brincadeira, você vai precisar de uma canetinha esferográfica ou hidrográfica (canetinha) e seu dedão. Para começar, pinte um rostinho no seu dedão. Assim:

2017-09-05 11.07.31

Cadê?

Depois é só começar a brincar, mostrando e escondendo o seu dedão do seu bebê. Gente, a Luísa é uma bebê super séria e concentrada. Difícil tirar um sorriso dela para as fotos. Mas esta brincadeira a despertou. Foi incrível o quanto ela deu risada. Olha esta seqüência de esconde-achou!

Esconde-esconde de dedão para estimular o cérebro do bebê - escondendo e mostrando o dedao

E conforme ela foi vendo o que a mamãe fazia, ela foi compreendendo o “mecanismo” da brincadeira e percebeu que poderia tentar interferir no sumiço do dedão, agarrando-o.

Esconde-esconde de dedão para estimular o cérebro do bebê - luisa com o dedao

Pode parecer uma bobagem, mas a reação da Luísa mostra como ela conseguiu observar, raciocinar e entender o que estava acontecendo. Um treino e tanto em meio a uma brincadeira gostosa e divertida.

Esconde-esconde de dedão para estimular o cérebro do bebê - luisa com a mamae

Que tal você aproveitar um tempinho do dia, mesmo que seja só 5 minutos (esta brincadeira não dura mais do que 10 minutos, o que é um tempo excelente de concentração dos bebês), para brincar de esconde-esconde dedão e estimular o cérebro do bebê?

A cada 15 dias eu venho aqui contar uma nova brincadeira para você fazer com seu bebê. Mas se você não quiser perder nada, pode inscrever-se gratuitamente na nossa Newsletter. Semanalmente enviamos um e-mail com nossas novidades e tudo o que postamos no blog. Outra coisa que pode te interessar é o e-book Brincadeiras Sensoriais para Bebês de 0 a 2 anos. Um compilado como nossas melhores brincadeiras sensoriais, divididos por faixa etária e fáceis de acessar onde você estiver.

+ There are no comments

Add yours