10 brincadeiras para estimular a coordenação motora fina


A gente vive falando aqui sobre como a brincadeira é importante para desenvolver as habilidades dos pequenos, tanto do ponto de vista cognitivo, quanto do social, emocional e motor. Que tal este post de final de semana específico para um aspecto motor que vai ser fundamental para as crianças na vida adulta? Aí vão 10 brincadeiras para estimular a coordenação motora fina das crianças.

Coordenação motora fina envolve o uso dos pequenos músculos do nosso corpo que permitem, entre outras coisas, escrever, desenhar, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, etc. Esta é uma habilidade que se desenvolve bastante na primeira infância (período que vai da gestação aos 6 anos), sendo a brincadeira um ótimo veículo para desenvolvê-la. Mas dá para estimular a coordenação motora fina mesmo depois que as crianças crescem.

Para bebês

1. Cotonete e pote

Tão simples quanto colocar um cotonete dentro e fora de um pote. Um exercício e tanto para a coordenação motora fina dos bebês

atividade com cotonete para desenvolver a coordenação motora fina - gabi com cotonete

2. Post-it no papel contact

Nessa brincadeira de colar o post-it no papel contact, já começa a aparecer o desafio de fazer o movimento de pinça com o indicador e o polegar para pegar o post-it e colocar em outro lugar. Esse movimento de pinça vai ser fundamental para a criança aprender a recortar e a escrever quando for mais velha.

Brincadeira divertida para bebês com post-it e contact - gabi sentada

3. Elástico e lata

Aqui a complexidade já um pouco maior: colocar o elástico na lata. A Gabi não conseguiu de primeira (natural) e é uma atividade que continua válida até hoje.

Como estimular a coordenação motora dos bebês

Como estimular a coordenação motora dos bebês - gabi descobrindo como colocar o elastico

Para crianças pequenas

4. Lousa e giz

Aqui a atividade consiste em usar o pincel com água para apagar um desenho feito com giz na lousa. É um jeito diferente de fazer a velha brincadeira de cobrir o traçado de um desenho com uma caneta.

Atividade de coordenação motora fina com lousa e giz_IMG_6806_Gabi pegou o jeito com o pincel

5. Pregador e fitas

Para a gente, saber apertar um pregador e abrí-lo é uma coisa banal. Mas para as crianças é um super desafio, porque elas precisam saber fazer o movimento de pinça com o indicador e o polegar e ainda ter força para abrir o pregador. Brincar de pregador e fitas é uma excelente maneira de treinar esse movimento.

Como desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos - gabi brincando com as fitas

6. Canudo e barbante

Que tal cortar um canudo em pedaços pequenos e dar para as crianças fazerem um colar? Essa atividade fazer o barbante passar pelo canudo é um estímulo e tanto!

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças

Brincadeira para estimular a coordenação motora fina de crianças - gabi fazendo a atividade

7. Separar milho do feijão

Eu contei para a Gabi que tinha feito uma confusão e tinha misturado o milho e o feijão e assim não ia ter como fazer pipoca. Olha só o que deu:

8. Gincana do desenvolvimento

Sabe o que é bom no post da Gincana de Desenvolvimento? Lá não tem somente uma, mas seis atividades para você fazer com as crianças, usando ou não o formato de gincana!

Gincana do desenvolvimento

Para crianças grandes

9. Pega-vareta

Lembra do pega-vareta? Você brincou disso? Pois é um brinquedo maravilhoso para estimular a coordenação motora fina das crianças depois que elas crescem.

Pega vareta - brincadeira que estimula a coordenação - pat pegando as ultimas varetas

10. Pintura com cotonete

Para terminar, uma atividade de artes, que não poderia faltar em um post meu rsrsr. A dica é fazer pintura com cotonete!

Pintando as flores com cotonete

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

2 Comments

Add yours

+ Leave a Comment