Lembrança de Natal simples e delicada feita com fotos e papelão


Tem uma atividade que eu faço em casa com meus filhos, que já está virando tradição da família no Natal: enfeite de árvore que nos representa e que damos de presente como lembrança de Natal para quem nos visita durante as festas de final de ano.

A primeira, foi a bolinha de Natal com um anjinho feito com as marca dos polegares das crianças ainda bebês.

Nós já fizemos também um presépio de palito de picolé. No início fizemos para nosso calendário do Advento. Mas ele ficou tão fofo que reproduzimos mais alguns e demos de presente, com acabamento de fita, para as pessoas pendurarem nas suas árvores.

Desta vez, criamos um enfeite de um jeito bem simples, que fizemos em 10 minutinhos, mas que ficou muito bonito, a partir da impressão de fotos nossas em preto e branco ou sépia (amo este efeito). Para fazer esta lembrancinha, você vai precisar de:

Fotos preto e brancas, cortadas em formato circular. Eu fiz com aproximadamente 5cm de diâmetro

Papelão

Cortiça

Caneta hidrocor

Cola branca

Barbante

Furador de papel

Tesoura

Bolinhas rústicas

A primeira etapa é escolher as fotos que você quer usar na lembrança. Eu peguei algumas nossas e outras de paisagens que tiramos em nossas viagens. Com um aplicativo de edição de imagens (eu uso o Pixrl Express) troque a cor para preto e branco ou sépia. Assim o enfeite ficará com um ar antigo e rústico que eu acho que combina muito com uma árvore de Natal.

Você pode imprimir em casa as imagens ou mandar revelar. O efeito da foto relevada é mais bonito e bem acabado que a impressão caseira, na minha opinião.

Em seguida, marque o tamanho do círculo que você quer recortar da foto. Eu usei a parte interna de um rolo de fita crepe.

Em seguida, com o mesmo rolo de fita crepe eu marquei o círculo externo no papelão e um idêntico na cortiça. Recorte os dois círculos e você terá isto aqui:

Se você não tiver a cortiça, pode usar só o papelão. Minha dica é pegar um pincel largo e fazer manchas de tinta branca, o que dará um ar de antiguidade ao enfeite.

Com a cola branca, cole a cortiça no papelão e a foto centralizada na cortiça.

Deixe secar bem. Em seguida, faça uma mistura de 1 parte de cola branca e 1 parte de água. Com um pincel, passe por todo o enfeite, frente e verso. Este “verniz” caseiro além de dar um acabamento à peça, serve como uma película protetora que garante mais durabilidade.

Enfeite rústico

Por fim, com o furador de papel, faça um furo na parte superior do enfeite e passe um pedaço de barbante, dando um nó para fechar. Se você não tiver o furador, pode usar uma chave inglesa pequena para fazer o furo. Só cuidado.

Está pronto – em 10 minutinhos – um enfeite diferente, rústico, simples e que carrega as recordações da família para a noite de Natal.

Em casa nós damos de lembrança, como eu disse, para quem nos visita nestas semanas de Dezembro. Mas você pode usar para enfeitar a sua árvore com as coisas boas que vocês fizeram juntos durante o ano. Que tal usar as fotos das brincadeiras que você viu aqui no Tempojunto? ;)

Todos os dias tem post novo aqui no blog. Se você quer acompanhar e guardar os que mais gostou, faça parte da nossa Newsletter Tempojunto. Semanalmente você recebe um e-mail com nossas novidades e os post da semana.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião