Os melhores brinquedos caseiros que ainda vou fazer


Brinquedos caseiros são uma delícia por vários motivos. Seu filho se envolve com ele desde a busca de materiais, durante a construção do brinquedo e depois dele. Eles aprendem a valorizar aquilo que criaram e entendem como é bacana reaproveitar materiais que antes iriam para o lixo.

Aqui no blog tem uma seção inteirinha dedicada a brinquedos caseiros. Posso chutar sem medo de errar que há dezenas de sugestões para todas as idades e com os mais diversos tipos de materiais.

E estou sempre em busca de novos brinquedos para fazer com meus filhos, o Pocoyo de 8 anos, a Cururuca, de 6 anos, e a Potcho, de 5 anos. Este ano, eu tive uma grata surpresa com a professora Natália da escola deles quando comecei a receber em casa brinquedos que eles construíram lá, com base em sucata e material reciclado. Cada coisa fofa! Umas super legais, que duraram uma eternidade aqui em casa. Outras que meus filhos guardaram com carinho e volta e meia pegam para brincar.

Separei, então, alguns destes brinquedos caseiros para mostrar a vocês como inspiração para as férias que já estão na nossa porta. Uns já existiam no Tempojunto. Outros eu reproduzi em casa. Outros, ainda, estão na lista de espera aqui da família. Com certeza o passo a passo deles aparecerá nos posts de 2018.

Água viva e joaninha

Começo com o que eu achei mais fofo: a água viva de palito de picolé e pratinho descartável.

Para criá-la, você precisará de:

Um pratinho de festa descartável
Palito de picolé
Aqueles papéis de embrulhar bala de coco em aniversários (3 por água-viva)
Papel cartão ou de EVA (o que tiver sobrando aí na sua casa)
Tesoura
Cola branca
Tinta guache azul
Pincel
Caneta hidrográfica

Chame as crianças para começarem pintando o pratinho descartável com tinta azul. Quando estiver bem seco, faça com a tesoura um corte horizontal, na parte superior do pratinho. Assim:

Desenhe um oval no papel cartão e recorte. Depois, corte ao meio. Uma das metades é o corpo da água viva. Deixe as crianças criarem o rosto da água-viva como quiserem.

Na parte de trás, cole os três papéis de bala e o palito de sorvete. Se quiser coloque uma fita adesiva para ficar firme até secar bem.

Prontinho! Encaixe o palito de picolé no corte do pratinho descartável e você terá sua água-viva flutuante no mar!

Eles também fizeram uma joaninha de caixa de gelatina. Olha a fofura. Mas esta eu farei num outro dia e depois conto aqui.

Jogos e instrumentos

Outro brinquedo caseiro que eu destaco é o multi jogo feito com tampas de leite e uma bandeja de isopor. De um lado da tampa é um jogo de memória. Do outro, um jogo da velha, usando a bandeja como tabuleiro!

Olha o velho e bom chocalho. Um feito com latas, tinta e sementes. O outro com rolo de papel toalha vazio, fita adesiva e sementes. Escolha o seu!

Alguns que ja fizemos no Tempojunto:

Foguete de mochila

Novidades

E olha só o que mais você pode esperar no Tempojunto ano que vem:

Bibloquê de garrafa pet

Tartaruguinha de embalagem de café. Simplesmente fofíssima!

Máquina de fotografia. À moda antiga, feita com tampa de shampoo. Acompanha o carrinho de rolo de papel e o barco de papel

Aranha de garrafa pet. Usamos para fazer uma traquinagem e assustar o papai quando ele chegou em casa!

Móbile de pássaro de papel. Dá para fazer em vários tamanhos.

Olha quanta coisa, feito com material de sucata. E a gente aproveita para ajudar no desenvolvimento da criatividade e inventividade das crianças, a coordenação motora fina, e o pensamento para resolução de problemas. Vai dizer que você vai perder todos estes brinquedos no próximo ano? Inscreva-se na nossa Newsletter e receba semanalmente em seu e-mail um resumo de tudo o que publicamos aqui. Assim, você acompanha tudinho.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.