Arte com colagem de grãos para crianças


Sabe qual é a última moda aqui em casa? A Gabi chegar para mim dizendo que quer fazer uma atividade com a mamãe. Sendo que é ela quem propõe a atividade! Desta vez ela chegou pra mim com um feijão na mão e pediu para fazer uma colagem. Não tive dúvida: hora de preparar tudo para fazer uma arte com colagem de grãos.

Arte para desenvolver a criatividade e a coordenação motora

Quase todas as brincadeiras que a gente propõe aqui no Tempojunto servem para desenvolver diferentes habilidades das crianças. No caso de hoje, é legal destacar a questão da coordenação motora fina. Isso porque eu já faço atividades com grãos há muito tempo para estimular o movimento de pinça. Mas é somente quando a gente coloca as atividades lado a lado que percebemos a evolução.

Primeiro, com a Gabi ainda bebê, foi a colagem de grãos no contact.

Depois foi a vez de fazer a brincadeira de separar o milho do feijão. O assunto rendeu tanto aqui em casa que até virou um vídeo para explicar o potencial de desenvolvimento que existe por trás de uma atividade simples.

Uma atividade dirigida: colagem de grãos

A atividade de hoje é desse mesmo território. Com a diferença que estimula a criatividade, a partir do momento que a criança precisa dar função para os grãos. Como assim função?

É que eu resolvi fazer uma atividade dirigida, ou seja, dei uma tarefa para a Gabi cumprir. Eu imprimi um rosto de um boneco e uma boneca e disse para a Gabi que a tarefa era fazer o cabelo deles, usando os grãos.

Ela encontrou a mesa assim:

O primeiro passo foi passar a cola. Coisa que ela prefere fazer usando um pincel.

Depois é a hora de escolher os grãos e se concentrar para fazer a colagem.

Ela se animou e resolveu passar bastante cola de uma vez.

Olha como ficou legal a arte com colagem de grãos da Gabi! E ainda foi uma ótima oportunidade de estimular a concentração e a capacidade de brincar sozinha, já que você disponibiliza o material para a criança e pode fazer outra coisa por perto.

Mas atenção! Estamos falando de grãos que a criança pode engasgar se engolir. Então muito cuidado na hora de brincar e não deixe a criança totalmente sozinha. A esta altura, com quase 4 anos, a Gabi já não leva nada na boa e obedece as instruções. Ela sabe e entende que pode engasgar, o que me deixa 100% tranquila na hora de propor a colagem com grãos.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Vanessa Castilho de Paula

    Eu fiz essa atividade e minha filha adorou! Eu adorei! Fiz a separação de feijão do milho também e foi muito legal, ela adora colaborar e “trabalho em dupla”!

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.