Melhores brincadeiras para irmãos com idades próximas 2017


Quando temos mais de um filho pode parecer um desafio encontrar brincadeiras que unam os interesses dos irmãos. Eu passo por isso sempre com o Pocoyo, de 8 anos, a Cururuca, de 6 anos e a Potcho de 5 anos. Principalmente porque gosto de valorizar as preferências individuais deles. Mas tem momentos em que sou uma só e a brincadeira precisa ser a mesma. Estas foram as melhores brincadeiras para irmãos que fizemos juntos em 2017.

O barquinho vai

Quando se tem espaços pequenos para brincar ou quando está frio e chuvoso lá fora, o desafio de encontrar uma brincadeira que atenda aos três aumenta um pouco. Neste post, eu conto como eles brincaram com um barquinho de papel fora da água, usando o fôlego.

Piadas e charadas

Sem dúvida se eu tiver que escolher a brincadeira do ano aqui em casa, com certeza foram as piadinhas, charadas e advinhas. Seja no carro, no momento das refeições, no banho, de surpresa, sempre aparecia um deles contando uma piada ou inventando uma charada nova. Algumas boas, viu? Então, veja as minhas sugestões, mas criem as suas também.

Arte? Arte!

Muito se discutiu sobre arte neste segundo semestre. Eu gosto quando eles são estimulados a ver diferentes formas de criar e a escola ajuda bastante. Depois eu transformo em brincadeira aqui em casa. Neste post eu conto como o trabalho do Nuno Cais se transforma em uma divertida atividade de fotografia.

Bate-mão

Um dos primeiros posts do Tempojunto que a Patricia Marinho fez com a Carol foi uma série sobre brincadeiras de mão. Ela tinha 7 anos na ocasião. Agora, meus filhos chegaram nesta faixa etária e as brincadeiras de mão fazem parte de qualquer momento que temos juntos.

Esconde-esconde para lugares pequenos (ou grandes!)

Este esconde-esconde eu aprendi com as crianças. Elas me ensinam várias brincadeiras novas para mim. O que eu achei bom nesta versão é que podemos brincar de esconder com várias idades, mesmo estando em lugares pequenos, como o quarto ou a sala. Vale à pena conhecer. Se você estiver no final do ano com várias crianças juntas, esta brincadeira é uma mão na roda.

Uma versão mais simples do badminton

Uma bola e uma parede. Só isso serviu como inspiração para criarmos um jogo de bate-bola na parede que os três participaram. É uma versão beeeem simplificada do badminton, usando a mão como raquete.

Chicotinho queimado

Outro brinquedo que sempre funciona com meus filhos juntos é a corda. Você conhece o Chicotinho Queimado? É uma brincadeira em que a corda é rodada rente ao chão e todos precisam pulá-la, sem deixar bater a corda nas pernas. No post tem uma explicação melhor.

Bigode Fu-Man-Chú

Fazer caretas também é outra brincadeira rapidinha, que você faz em qualquer lugar e que tem o poder de atrair as crianças de várias idades para brincarem juntas. Cada uma tentando fazer uma careta mais engraçada ou assustadora que a outra. No caso deste post, eu contei com a ajuda de um lápis para fazermos caretas com bigode Fu-Man-Chú. Olha só como é:

Caça ao tesouro fantasmagórica

Sim, o bom e velho Caça ao Tesouro funciona toda vez. Com versões mais ou menos elaboradas para unir as idades, esta brincadeira é “tiro e queda”. Nesta versão aqui, eu aproveitei uma lanterna e as pistas eram fotos da família que estavam espalhadas pela casa. Além de caçar tesouro, brincamos de lembrar das coisas legais que fizemos no ano. Olha que dica legal de brincadeira para o Ano Novo.

Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião