Os brinquedos caseiros de sucesso em 2017


Se tem algo que eu gosto é criar brinquedos com as crianças. A construção por si já é uma brincadeira. Além disso, quando a gente cria o brinquedo junto com os filhos proporcionamos todo um processo de planejamento, criação, organização, foco no objetivo, resolução de problemas, teste de proposta e um senso de apropriação e conquista de resultado importantes para a vida adulta. Afinal, quem já não ouviu algum destes termos no trabalho?

E todas estas habilidades do século 21 a gente ajuda nossos filhos a desenvolverem brincando. Neste ano de 2017 foram muitos os brinquedos caseiros que fiz com meus filhos. Alguns ganharam nota 10 aqui em casa. São estes que separei para o post especial com os brinquedos caseiros de sucesso. Vamos a eles:

Fantoche de Pokémon

A onda Pokémon invadiu minha casa em 2017. Cartas, jogos de tabuleiro e, claro, os personagens. Eles viraram fantasia de Carnaval (que eu fiz com papelão e TNT) e bonecos fantoches feitos de rolo de papel higiênico. Ficaram fofos e as crianças brincaram o ano todo em casa e na escola. O passo a passo deles está no post.

Bumerangue caseiro de papel

Brincar do lado de fora, correndo é comigo mesmo. Eu simplesmente A-M-E-I fazer este bumerangue. A gente deu tanta risada tentando jogá-lo direitinho! E a cara dos meus filhos quando perceberam que o brinquedo voltava na mão deles? Duro foi fotografar o bumerangue no ar. Ótima pedida se você tem filhos de 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ou 88 anos. E no post tem, além do passo a passo, o molde para você imprimir, recortar e colar. Nada mais simples.

Água viva na garrafa

Outro brinquedo que despertou a curiosidade dos meus filhos foi a água-viva na garrafa. Precisa de um certo jeitinho para montar, mas o efeito é muito legal. Vale à pena. E as crianças vão se divertir enchendo as águas-vivas com água.

 Brinquedo caseiro que ajuda na matemática

Matemática é bem mais do que um punhado de fórmulas. E os princípios dela estão em todos os lugares. Até num brinquedo caseiro feito com gel, um saquinho e botões ou moedas. Quando você convidar seus filhos para brincar, eles poderão criar conjuntos, entender os conceitos de quantidade, de maior e menor. Se já estiverem na idade de aprender a somar, poderão treinar conceitos monetários. E é muito simples e rápido de construir esta “máquina” matemática. É só seguir as instruções no post.

A dona Girafa desengonçada

E eu me empolguei com a história de fantoches de rolo de papel higiênico que me aventurei em uma empreitada mais radical: construir um fantoche mais articulado só com rolos de papel, cola e tinta. Meus filhos participaram e acompanharam com ansiedade cada etapa da construção da Dona Girafa. E olha que deu certo! Ficou bonitinha!

 

Coordenação para ganhar o jogo da pista maluca

Eu fiz este brinquedo com as crianças em setembro. Notem que só usei caixa de papelão e tubo de papel alumínio vazio. Estamos no fina do ano e a Cidade do Equilíbrio continua aqui, firme e forte. Outro dia destes jogamos em família uma partida para ver quem encaçapava mais bolinhas. No post eu explico como fazer este brinquedo caseiro.

A primeira maquete

Misto de brinquedo e projeto de arte, a maquete que a Gabi, a filha mais nova da Patricia Marinho, fez a partir de uma caixa de sapatos ficou uma graça. E ela só tinha 3 anos quando fez. Depois, a caixa vira brinquedo de casinha para as bonecas.

Ano que vem haverá muitos outros brinquedos caseiros por aqui. Aliás, eu publiquei um spoiler do que estou planejando neste post aqui. Mas para você não perder nenhum deles, é mais fácil inscrever-se na nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe todos os nossos posts. E além disso, as promoções e novidades chegam primeiro aos participantes da lista. É gratuito, basta se inscrever.

2 Comments

Comente
    • 2
      Poliana Marques

      Olá! Hoje mesmo publicamos uma brincadeira de castelo de cartas que é divertida para todas as idades. Dá uma olhada no site :) . Tem várias brincadeiras que servem para todos! Boa diversão.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.