Um jeito divertido de ensinar a recortar


Com três anos as crianças em geral já possuem a coordenação motora necessária para segurar uma tesoura e aprender a recortar.Aqui em casa, a Gabi gostou tanto de segurar a tesoura que eu estou toda hora inventando um jeito divertido de ensinar a recortar!

Para quem quiser saber mais sobre como o uso da tesoura pode desenvolver habilidades motoras e cognitivas nas crianças, dá uma lida neste post. Lá você encontra o que é esperado para cada faixa etária, dos 2 aos 6 anos.

Um jeito divertido de ensinar a recortar

Uma coisa que a gente pode fazer para ajudar a desenvolver essa habilidade é propor atividades que tenha o recorte como um dos seus componentes. A mais recente que fiz com a Gabi foi um convite para ela fazer uma lista de compras.

Na minha casa, o responsável pelas compras é o meu marido. Ele sempre vai com a Gabi e aproveita para passar um tempo junto maravilhoso com ela. Eles têm varias brincadeiras, como procurar o abacate escondido, trocar o nome das frutas, fazer contagem e muito mais. Ou seja, fazer compras para a Gabi é uma farra. Por isso, quando falei que ia fazer uma brincadeira de lista de compras, ela se animou na hora.

Você vai precisar de:
. um encarte de ofertas de supermercado
. tesoura infantil, sem ponta
. cola
. papel

O primeiro passo é pedir para a criança recortar do encarte todos os itens que ela precisa comprar. No meu caso, o encarte que eu tinha era de brinquedos. Então a Gabi falou que seriam presentes para as amigas!

Como ela já tem prática, consegue recortar com bastante precisão, o que não é esperado para a sua idade.

Sente a concentração (como em tudo o que ela faz). É interessante observar que ela está cortando com a mão esquerda, apesar de preferir desenhar com a direita. Ela ainda está escolhendo como explorar o mundo e eu não corrijo dizendo que a mão “está errada”. É um assunto para eu levar para a escola para entender como trabalhar essa descoberta do uso alternado das duas mãos. E eu aproveito para aprender mais sobre a questão de ser destro, canhoto ou ambidestro.

No final desta etapa, temos vários item recortados

Hora de montar a lista de compras

O próximo passo é colar tudo num papel para ter a lista de compras.

No final ficou assim a lista de compras da Gabi.

Você pode usar o encarte que tiver em casa e aproveitar para falar com a criança sobre diferentes tipos de alimentos.

Lógico que é super importante tomar cuidado na hora de brincar com tesoura, né? Só tesoura sem ponta, e sempre com um adulto por perto para supervisionar. Por exemplo, nada de deixar a criança sair andando com a tesoura aberta na mão.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.