Uma brincadeira perfeita para desenvolver a audição


A brincadeira é um caminho para a criança explorar o mundo. Isso vale para todos os nossos sentidos. Hoje a minha dica é de uma brincadeira perfeita para desenvolver a audição das crianças! De quebra, trabalho o foco e a atenção dos pequenos.

Que som é esse?

A brincadeira é muito simples e funciona assim. Primeiro você usa um gravador para gravar sons da rotina da sua casa. Eu usei meu celular e aproveitei que estava na casa da minha mãe para gravar alguns sons que não são ouvidos em São Paulo, como uma cigarra cantanto. Ou o barulho das folhas sendo varridas no chão do jardim.

Viu minha lista? Tem barulho de descarga, torneira aberta… Você escolhe o que gravar em função da realidade da sua casa.

Depois você apresenta os sons para a criança e pede para ela identificar do que se trata. Como a Gabi sabe manusear o celular, ela mesma apertava o botão dos sons.

Olha que bacana: dá para ver direitinho na foto como ela ficou atenta para conseguir identificar os sons.

Algums ela acertou de primeira. Outros eu tive que explicar o que era e repetir mais tarde.

Foi muito legal! O melhor é que você pode fazer essa brincadeira em qualquer lugar. E ainda dá para incrementar e fazer uma espécie de caça ao tesouro em que as pistas são sons!

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.