Quer ver como dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo?


Eu adoro as atividades que a Carol me apresenta. Ela pode ter visto na escola, como é o caso do experimento de hoje, ou pesquisado na internet. O fato é que acho o máximo ela se preocupar em procurar coisas diferentes para fazermos juntas. Me provar que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo foi uma delas.

Para provar a sua teoria, ela me propôs os desafio: como tirar um garrafa cheia de água do fundo da bacia, sem usar as mãos! Para resolver, vamos começar pelo começo.

As propriedades do ar

A ideia desse desafio nasceu de um experimento da escola que tinha por objetivo ajudar a explicar as propriedades do ar. Carol aprender que, apesar de ser invisível não conseguirmos tocar, o ar tem peso e pode ser comprimido e expandido. E que quando a gente se movimenta, sempre promove o deslocamento de uma massa de ar, já que, segunda a Lei de Newton, dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, nem o ar.

Para fazer esse experimento, você vai precisar de uma bacia cheia de água, um canudo e uma garrafa pet pequena.

Você irá colocar a garrafa destampada dentro da bacia e deixar que a água entre. A garrafa irá afundar. A tarefa é fazer a garrafa subir, sem encostar a mão nela.

Claro que o legal é você lançar um desafio antes para seu filho e pedir que ele tente fazer a garrafa subir. Quem sabe chamar a família toda para resolver o problema.

(Pausa para você pensar na solução)

O Ar faz o trabalho

Pensou? A solução é a seguinte: você coloca o canudo na garrafa (ainda com ela dentro da bacia) e assopra. Conforme o ar for entrando, a água vai sair (dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço) e a garrafa irá flutuar. Legal, né?

Viu como é fácil quando se sabe? Eu adorei ter esta aula de física com a Carol e aprender mais sobre as propriedades do ar. E ela nem sabe que estava aprendendo física!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.