Brincadeira para grupos: arremesso de chinelo


Quando mais as crianças crescem, mais tendemos a achar que elas se viram sozinhas e não precisam de nós para brincar. Claro que desenvolver a autonomia é fundamental. Não precisamos ser pais recreadores e brincar 24 horas por dia. Mas continuar brincando junto tem tantas vantagens para a relação e para o desenvolvimento das crianças, que o melhor a fazer é ver como pode ser divertido promover brincadeira para grupos e facilitar a integração das crianças com amigos e familiares.

Mas eu não tenho ideia sobre o que brincar, e agora?

Uma dos maiores aprendizados do Tempojunto para quem não tem ideia do que brincar, é que quanto mais a gente brinca, mais temos ideias para brincar. A gente aprende, por exemplo, a enxergar os objetos com outros olhos e daí para propor coisas novas, é um pulo.

E o melhor, no caso da brincadeira para grupos, é que as crianças costumam aceitar as propostas. Especialmente porque estão em grupo e tudo fica mais divertido quando há amigos e parentes envolvidos.

No caso da brincadeira de hoje, a família estava reunida na casa da avó e eu resolvi fazer um monte de atividades com a Carol e seus primos. Lá é um local ótimo para fazer brincadeira para grupos como gincanas ou brincadeiras no quintal. Daí que quando parece que já fizemos de tudo, o chinelo vira brinquedo!

Quando eu viajo, sempre levo uma lista de brincadeiras e materiais que podem ser usados pelas crianças. Levo também livros de atividades para as minhas pesquisas. Eles ajudam imensamente a fazer com que eu amplie o meu repertório e coloque em prática brincadeiras que depois viram conteúdo aqui do site.

Vamos brincar de arremesso de chinelo?

Para a minha sugestão de hoje tudo o que você precisar é de crianças (ou adultos!) bem dispostos, cada um com um pé de um chinelo. Todos ficam alinhados e na mesma posição.

O desafio é jogar o chinelo por entre as pernas, passando por cima do corpo e ver que joga mais longe. Olha o chinelo roxo arremessado pela Clara (primeira da direita para a esquerda) vindo na minha direção

Quem jogar o chinelo mais longe, ganha!

Fácil, não? É o tipo de brincadeira rapidinha que você faz até quando só tem 2 minutinhos para brincar.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Solange Nunes Osório

    Nossa! Super simples. Vou fazer hoje com as crianças. Elas ficam comigo enquanto os pais participam do evangelho de salão

+ Deixe seu comentário