Técnicas criativas para fazer arte com crianças


Quanto mais eu me envolvo com o universo das atividades artísticas, mais me surpreende com a quantidade de técnicas criativas para fazer arte com crianças existem por aí! A gente tem posts como As 35 melhores ideias de atividades artísticas e mesmo assim continua com uma lista gigante de coisas para experimentar.

Pintura sem pincel

Dessa vez, a ideia de fazer uma arte diferente veio da Gabi. Eu tinha acabado de abrir uma garrafa de vinho quando ela pegou a rolha e falou:
– Mãe, vamos fazer uma arte com isso?

Que orgulho, não? Minha resposta, numa hora dessas, é:
– Lógico, minha filha, vamos fazer sim!

Devo deixar claro que em geral não consigo parar tudo para ir fazer o que ela quer na hora em que uma sugestão de atividade aparece. Se este for o caso, eu explico para ela e combino um horário para a brincadeira acontecer, mesmo que seja em outro dia. Ela sabe que eu cumpro as promessas e já aceita sem reclamar quando eu digo que preciso de alguns dias para cumprir o combinado. Nesse caso, eu precisava juntar mais rolhas para ter todo o material disponível.

Atividade de arte 2 em 1

Quando faço uma atividade de artes, em geral deixo a Gabi brincar como quiser com os materiais disponíveis. Nesse caso, fiz um pouco diferente e dirigi a atividade. Foi uma arte 2 em 1: além de usar a rolha, ela só podia pintar em uma metade do papel. Já, já você vai entender porque.

Repare que eu separei uma rolha para cada cor de tinta.

Foi um jeito que encontrei para estimular o uso de múltiplas cores e deu certo. Ela fez questão de experimentar um pouco de tudo, antes de sair misturando as cores para ver o resultado que dá (acaba sendo um desdobramento da atividade artística com tinta).


Repare que ela seguiu direitinho a regra de não usar o papel todo e limitou sua arte a uma das metades. Pois bem, depois vem a parte 2 da brincadeira que é justamente dobrar o papel e depois abrir para ver o que acontece!

Tcharã! Olha que legal! A Gabi disse que parecia uma borboleta!

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

E se quiser conhecer mais técnicas criativas de fazer arte com crianças, deixe o seu comentário!

 

2 Comments

Comente
    • 2
      Poliana Marques

      Que bom que você gostou, Aline! Esse avental foi comprado fora do Brasil (é da Crayola), mas temos visto nas lojas algumas opções de tecido ou plástico bem fofas!! Você mora onde?

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.