10 dicas para aproveitar melhor o tempo com os filhos


Quanto mais eu aprendo sobre desenvolvimento infantil, mais vejo como tem informação importante sobre o papel do adulto na formação das crianças que todos que somos pais, mães, avós e cuidadores deveríamos conhecer. A falta de tempo não pode ser justificativa para não desempenharmos esse papel. Pelo contrário: cada minuto junto faz diferença e nos já falamos tanto sobre isso por aqui que hoje resolvi reunir alguns desses textos no post 10 dicas para aproveitar o tempo com os filhos.

Vamos começar falando do papel do adulto

As crianças precisam de referências para terem capacidade de explorar o mundo. Nossa presença estabelece limite e dá de segurança para as crianças enfrentarem o desconhecido. Sabe o que é melhor?

Dica #1 – Você já tem o que é preciso para fazer diferença na vida do seu filho

A primeira grande função do adulto é estar presente em sincronia com a criança. Por sincronia entenda demonstrar interesse e trocar ideia sobre o mesmo assunto. Se a criança está perto, mas você não tira o olho do celular, não tem sincronia e a qualidade do tempo junto fica comprometida.

Dica #2 – O que seu filho aprende quando brinca?

A segunda dica tem a ver com entender a importância da brincadeira na vida do seu filho. E não adianta achar que a brincadeira é importante, mas o que vale mesmo é aprender a fazer contas e a escrever. Estamos falando de algo que vai além do desenvolvimento cognitivo e que abrange habilidades motoras, sociais e emocionais. Se você reconhece essa importância, cabe ao adulto:

Dica # 3 – Entenda do que seu filho quer brincar

O fato de estar presente e em sincronia não significa impor ou liderar a brincadeira. Muito pelo contrário. Aproveite o tempo para conhecer mais o seu filho:

Dica #4 – A brincadeira te ajuda a manter a vida mais leve com seus filhos

Outro ponto fundamental é entender que a brincadeira nos ajuda a levar a vida de um jeito mais leve, o que tem grande impacto na qualidade do nosso relacionamento com as crianças.

foto: Drika Trevisan Fotografia

 

Como lidar com as barreiras do cansaço, falta de tempo e falta de ideias?

Dica #5 – Por que você não consegue brincar com seus filhos? 5 dicas para resolver isso já

Você já sabe que brincar é importante e qual é o papel do adulto, certo? O problema é que você não consegue brincar? O primeiro passo é entender que você não está só. Cansaço, falta de tempo de falta de ideias são barreiras bastante comuns se você quer saber. Além do post com as 5 dicas, segue um do vídeos do nosso canal do Youtube com soluções:

Dica #6 – 10 dicas de como ser mais presente na vida do seu filho

Sim! Dá para estar presente, mesmo quando se tem pouco tempo!

 

Dica #7 – Tem receita para ser uma mãe (ou um pai) mais divertido

Se você entende que é possível ser presente, também tem caminhos para ser mais divertido no tempo disponível, nem que seja por 10 minutinhos.

Dica #8 – Grávida demais para brincar com seu filho? Tem solução e dicas.

Se é a gravidez que está atrapalhando a brincadeira, também tem como equilibrar essa equação. No post tem ideias simples que divertem as crianças sem cansar as mamães.

Dica #9 – Para toda barreira tem uma solução!

Se tudo o que a gente falou até agora não for suficiente, experimente ler o post Tempojunto responde: o ultimate blaster mini-guia com todas as respostas sobre como brincar melhor.

 

E se você realmente não gosta de brincar?

Dica #10 – Sem culpa se você não brinca

Nem todas as pessoas são iguais. O fato de termos tido filho não nos torna recreadores. Se realmente você não gosta de brincar, não transforme isso em culpa e aprenda na Entrevista com Tania Zagury ou com vídeo que fizemos sobre o assunto, como lidar com a situação.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

1 comentário

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário