Atividade de artes para um dia de sol


Se você gosta de estimular a criatividade dos seus filhos, que tal conhecer uma atividade de artes para um dia de sol? O suncatcher, ou apanhador de sol, é um objeto de vidro que se pendura dentro das casas, para “apanhar” o sol que entra pela janela. Hoje vou mostrar como fazer um apanhador de sol usando como base papel contact, papel de seda e penas.

Por que fazer um apanhador de sol?

Eu vi esta atividade no site Artful Parent, que eu amo. Nele, a autora vive dando exemplos de como encontrar maneiras diferentes de apresentar o universo das artes para as crianças. Fazer um apanhador de sol é uma delas. De uma lado temos toda o convite para a imaginação que é falar para as crianças que vamos “apanhar o sol”. E de outro, muitos materiais divertidos para explorar.

Desde pequena a Gabi teve várias oportunidades de interagir com o papel contact. Por exemplo, com contact e formas geométricas e contact e post it.

Esse tipo de estímulo, desde cedo, faz com que ela seja super aberta a explorar materiais.

Com isso, achei uma maravilha pegar materiais que ela já conhece e evoluir na brincadeira, dando um novo significado para a atividade. Ela não está apenas fazendo uma colagem. Está fazendo um apanhador de sol. Percebe a diferença? Nesse caso, o objetivo final importa e foi ele que motivou a Gabi a fazer a atividade com ainda mais cuidado e carinho.

Como fazer o seu apanhador de sol?

Nesse caso, estamos falando de uma variação, com papel contact preso na janela

1.Peça para a criança recortar pedaços de papel de seda

Com 4 anos a criança já tem habilidade para segurar a tesoura e a atividade já começa com o recorte. Se você quiser fazer um apanhador de sol, mas a criança não tem habilidade para recortar ainda, tudo bem. Ela pode simplesmente rasgar o papel

2. Prenda um pedaço de contact numa janela. A parte colante tem que ficar para fora.

3. Peça para criança colar o papel de seda e as penas no papel contact

Eu falei penas, porque como tenho um armário de materiais completo, aproveitei o que tinha em casa. Se não tiver, tudo bem. Pode usar só o papel de seda. Se quiser incrementar, pode usar retalhos de tecido, flores, fitas…

É interessante que a Gabi resolveu fazer uma colagem simétrica e ocupar todos os espaços com os materiais enfileirados. Foi uma decisão dela. Mas pode deixar a criança colar como quiser.

Depois de pronto é só deixar na janela e observar como a obra de arte fica quando bate o sol.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

 

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião