Como aprender o alfabeto brincando


Entramos numa fase deliciosa aqui em casa: Gabi começou a se interessar pelas letras! É hora de pesquisar dicas de como aprender o alfabeto brincando.

O menos importante, agora, é aprender a ler e escrever

Mas porque estou falando isso? Porque a Gabi só tem quatro anos. O fato dela se interessar pelas letras não significa que ela está madura para aprender a ler e muito menos escrever. Isso requer um desenvolvimento da cognição e da coordenação motora fina que não é esperado para a idade. Portanto, nada de antecipar as coisas.

Maaaaas, da mesma forma que a gente começa a conversar com a criança antes dela começar a responder, a linguagem escrita pode ir entrando na vida das crianças aos poucos. E se a gente responde ao interesse das crianças, propondo atividades instigantes, vamos facilitar a alfabetização lá na frente.

A escola da minha filha, assim como eu, não acredita que seja função da educação infantil alfabetizar. Mas sim, ajudar a criança a entender que as letras existem e têm uma função. Desde cedo tem todo um processo de introduzir o alfabeto na vida das crianças, começando com o reconhecimento do nome.

Pois agora, com 4 anos, as aulas mal começaram e a Gabi está vidrada no assunto. E eu estou amando! Já estou com um monte de ideias de atividades para fazer.

Brincadeira com palito de picolé

A primeira ideia é usar os palitos de picolé que eu uso desde que a Gabi era pequena. Com eles nós brincamos de letrinhas de palitos!

Você vai precisar de palitos de picolé. Não precisam ser coloridos como os da foto. Mas se forem, a brincadeira ganha outra dimensão que é uso das cores.

A brincadeira é muito simples: você fala o nome de uma letra e a criança precisa reproduzí-la com os palitos!

Eu fiz um A para a Gabi entender como se faz.

Depois eu fui falando as letras que eu sei que Gabi está familiarizada: o E da babá (Eliane)

Ela também fez o L do papai (Luiz).

o A que tem no nome dela.

Dessa vez ela brincou pouco, porque seu repertório, naturalmente, ainda é limitado. Mas tenho certeza que vou voltar muitas vezes nessa atividade. Vou até dar uma nova função para os palitos com velcro que fiz para a Gabi.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.