Os filhos crescem tão rápido! Como aproveitar?


Só depois que viramos pais e mães é que entendemos o quanto é verdadeira a frase “os filhos crescem tão rápido!”. A gente pisca e eles já viraram adolescentes. Pelo menos essa é a sensação.

Se tem uma coisa que eu aprendi com o Tempojunto é que cabe a nós, adultos, saber como administrar o tempo e aproveitar ao máximo a infância das crianças. Não só porque é gostoso, mas porque eles precisam de adultos de referência para ajudar no seu processo de desenvolvimento

A criança cresceu, e agora?

Quando os filhos são pequenos, e até os seis anos, período da chamada Primeira Infância, é óbvio o quanto eles precisam dos adultos. Os bebês humanos nascem completamente dependentes da gente.  E por mais amor que a gente sinta, a sobrecarga nos adultos é grande.

O psicólogo Lino de Macedo, em uma entrevista para o Tempojunto, comentou que é comum os adultos entenderem que as crianças de 7 anos já serem autônomas o suficiente para não precisar mais brincar com um adulto. A brincadeira sozinho ou com os amigos bastam.

Você pode se perguntar: qual a importância de brincar junto na idade de 7 anos em diante? Especialmente se você já esteve com a criança no primeiro ano, estimulando, e depois a acompanhou durante toda a fase de socialização e faz de conta.

No entanto, como diz o Lino, ao brincar com a criança mais velha, o adulto a empodera para lidar com situações da vida, como a vitória ou derrota (no caso de um jogo), a superação, a persistência (até ganhar do adulto) e a celebração generosa (aquela que não humilha quem não conseguiu o resultado).

Quando o adulto mantém o tempo junto de brincar com a criança mais velha ele já está sedimentando o caminho para que o adolescente tenha prazer da companhia dos pais e dos adultos, além da companhia dos amigos.

10 dicas de como aproveitar ao máximo a infância dos seus filhos

Para quem quer continuar brincando com os filhos, depois que eles completam 7 anos, aí vão 10 posts que escrevemos sobre o assunto. Eles vão ajudar você a ter ideias do que brincar e como se relacionar melhor com as crianças.

  1. Seu filho reclama que não tem o que fazer?

     2. 10 brincadeiras para crianças maiores de 7 anos

3. 10 brincadeiras para crianças maiores de 10 anos

4. Dicas para brincar melhor com seu filho mais velho

5. As melhores brincadeiras para crianças grandes de 2016

6. Crianças mais velhas também gostam de brincadeiras sensoriais

7. Uma rotina de brincadeiras com crianças mais velhas

8. Se aproximar do filho que cresceu (e reduzir o tempo de tela)

9. As 10 melhores atividades de artes para crianças de 10 anos ou mais

10. As 10 melhores brincadeiras para crianças de 10 anos ou mais

Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Opi

    Adoro todas as dicas e acompanho vocês desde que a minha pequena era ainda um bebêzinho. Hoje mesmo fiz na varanda a pista de carros com fita adesiva colada no chão, para ela brincar com o amiguinho. Parabéns por este belo trabalho que incentiva muitas mães a desacelerarem e aproveitarem o precioso tempo junto.

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.