Livros de atividades que se transformam em brincadeiras para todos os momentos


Tem uma nova mania aqui em casa: livros de atividades. Na verdade, meus filhos brincam com livros de pintar desde bem pequenos e sempre foi uma ótima dica de brincar em qualquer momento, especialmente quando preciso de algo mais tranquilo para quando estamos em um lugar público, que não dá para fazer bagunça, como num consultório ou restaurante, ou até quando vamos na casa daquele parente que não curte tanto crianças (sim, eles existem e temos que respeitá-los). Eu até dei livros de atividades como dica para o momento em que as crianças pequenas deixam de fazer a soneca, mas ainda precisam de momentos de calma e descanso durante o dia. Confira este post aqui.

Mas agora nós avançamos um pouco e os livros de desenho abriram espaço para novos livros de atividades. E eles estão se divertindo tanto, aliás, nós estamos nos divertindo tanto que tinha que escrever sobre eles aqui. A Patricia Marinho já fez dois posts com sugestões de livros que ela escolhe para curtir as férias das filhas. São vinte dicas de livros que você pode consultar neste post e também neste outro e eu acho que serão ótimos de ter na sua estante.

Avião de papel e livro destruído

Há uma variedade tão grande destes livros que você pode pesquisar aqueles que mais têm a ver com seus filhos. E se você conseguir escolher algo que também te interesse, então, a brincadeira está garantida. Sim, porque estes livros de atividades são fonte de muitas brincadeiras.

Esta aí em cima é a Cururuca com o livro do irmão cheio de páginas coloridas para fazer aviões de papel. Como as páginas são temáticas e super coloridas, fica muito mais legal brincar de aviões! Ela está na fase de começar a conseguir fazer dobraduras sozinha.

No caso do Pocoyo, a gente ganhou um livro que está na mesa dele e todos os dias ele faz uma das atividades. O livro ensina a escrever um conto, desde a definição de personagens, até o desenvolvimento da trama, com direito a várias técnicas de roteirização. Ele está amando. Nós ganhamos, porque meu filho (até o momento) quer ser um paleontólogo escritor. Ou seja, escrever livros legais sobre paleontologia (!!!!).

Como eu disse, o melhor jeito de escolher estes livros de atividades é observando as coisas que seus filhos curtem.

A Potcho ainda gosta de pintar e estes clássicos de desenhos para pintar são os preferidos.

Bom, mas como este post é de dicas de livros que eu acho super legais com atividades para crianças que estão entre os 5 e os 9 anos, aqui vai minha listinha.

Coringa de todo momento

100 aviões de papel para dobrar e voar

Manual do Escoteiro Mirim – este é da minha infância e reeditaram!!!

Destrua este Diário, agora em cores – a Patricia Marinho tinha indicado e agora tem nova versão. É muito legal

Como escrever textos incríveis – é o que o Pocoyo ganhou

O Livro de Atividades dos Piratas

O Livro da Nina para Guardar Pequenas Coisas – é uma versão aprimorada daquela agenda que a gente tinha na escola e colocava todas as lembranças dentro.

Disney 100 páginas para colorir – clássico!

Coisas de Meninos e Coisas de Meninas – tem muita atividade legal aqui que fiz para o Tempojunto.

Este Coisas de Menino tem uma edição atualizada que eu não tenho, mas deu vontade! Aqui.

De uma coisa eu sei: estes livros são ótimos para proporcionar um tempo de brincar mais tranquilo e divertido. Na mochila, na mala de viagem, na bolsa ou em casa, eles têm feito a alegria aqui em casa.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.