Um jogo de raciocínio super portátil para qualquer idade


Uma quinta-feira no mês falo (aqui é a Patcamargo) mais especificamente de uma brincadeira, explicando quais estímulos para o desenvolvimento dos filhos. E a dica de brinquedo caseiro de hoje eu achei sensacional. Um jogo de raciocínio, que é hiper simples de fazer e portátil. E ainda por cima é um estímulo para crianças de várias idades.

O jogo de raciocínio se chama Pong hau k’i e foi dica da Vanessa Andrade, que nos segue lá no Facebook. Para montá-lo você precisa dos seguintes materiais:

. Papel sulfite ou qualquer pedaço de papel que tenha disponível

. Caneta, lápis ou algo para desenhar o tabuleiro

. 4 peças para fazer os peões do jogo (eu usei botões, mas pode ser o que tiver à mão. Até bolinhas feitas de papel)

. Régua para facilitar desenhar as linhas do tabuleiro

Chegue na casa vazia

Primeiro, desenhe o tabuleiro, com a ajuda de uma régua.

O tabuleiro é assim, um X com três lados conectados e um ponto no meio. Aliás, desenhe pontos em cada uma das intersecções do desenho.


Posicione os peões conforme a foto e bóra jogar!

Sorteiem quem começa o jogo. Para brincar, é preciso mover um peão de cada vez para um ponto que esteja vazio.

O objetivo do jogo é ao mesmo tempo bloquear seu adversário para que ele não consiga mover seu peão para uma casa vazia e fugir, evitando ser bloqueado.

Olha abaixo um exemplo de bloqueio do jogo. No caso, o jogador branco bloqueou os pretos.

 

Nós jogamos em casa várias vezes e as partidas se revezaram entre as crianças, as crianças e eu, as crianças e meu marido e até eu e meu marido jogamos uma partida. E sabe o que foi bem legal? As crianças ganharam da gente, sem que facilitássemos o jogo para elas!

Com este jogo chinês, as crianças praticam o raciocínio, a habilidade de encontrar soluções. Além disso, como as regras são simples, crianças a partir de 4 ou 5 anos já podem experimentar. Se seus filhos forem mais velhos, teste colocar um tempo limite para que um vença, o que torna o jogo mais “difícil” ajudando a treinar a rapidez de pensamento.

Cabe na bolsa, no bolso, na mochila e você se diverte onde estiver com seus filhos.

Ah! Outra coisa que eu tenho que repetir sempre porque toda hora chega gente nova aqui no blog. Dá para acompanhar as nossas postagens por email, viu? É só se inscrever na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal. É grátis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.