Despertar a musicalidade das crianças com a brincadeira de bonecos de dedinhos


Quem viu a foto da capa provavelmente não entendeu muita coisa. Mas estes meus dedinhos simpáticos são parte de uma brincadeira que a minha filha inventou e que veio de uma musicalidade das crianças que sempre estimulamos em casa. E, confesso, fiquei muito orgulhosa e contente de ver como ela criou um teatrinho de bonecos com nada além de música e os dedinhos (tá, e um pedaço de geleca que estava dando sopa rsrs).

Desde que meus filhos eram bebês que cantamos para eles em casa. Seja só com a voz, ou acompanhado de violão. Quando eles cresceram um pouco mais, os gritinhos e tatibitatis (o balbuciar dos bebês) se incorporavam às canções. E logo que começaram a falar, veio a febre das musiquinhas infantis por aqui.

Eu sempre as registrei e muitas publiquei aqui no Tempojunto, como dicas de músicas para cantar com as crianças pequenas. Neste link você encontra várias delas. Outro dia, mostrei aos meus filhos (hoje com 8, 7 e 6 anos), algumas destas cantigas. Foi lindo ver como eles gostaram de recordar as canções e reconhecer a própria voz quando bebês. Até virou outro post.

Teresinha de Jesus

Quando a Cururuca deu a ideia de brincar, criando “coreografias” com dedinhos para as músicas que a gente canta em casa, eu achei muito legal. Pensa que é fácil? Não! Precisamos de muita imaginação e criatividade para criarmos os personagens com os dedos de apensas uma das mãos e bolarmos dancinhas para eles acompanharem a música.

Mas conseguimos algumas obras-primas. Pirulito que Bate-Bate. O Cravo Brigou com a Rosa. Tique-titac-titá e Era uma Bruxa foram algumas delas.

Tá, acho que fica difícil para entender só com fotos. No vídeo abaixo, a Cururca faz a sua criação de dedinhos, a partir da música Teresinha de Jesus. Olha que fofo! E ela aproveitou que estávamos brincando com geleca e fez o “cabelo” da Teresinha no dedo.

Uma graça, né? E toda a imaginação e criatividade para fazer a coreografia só com uma mão?

Volte e meia tem gente que chega aqui nos posts do Tempojunto, mas não sabe que diariamente tem dicas de brincadeiras para você fazer em várias situações com seus filhos. Para ficar por dentro do tudo e ter inspiração quando precisar, faça parte da nossa Newsletter. Enviamos semanalmente um e-mail para você, com as nossas brincadeiras da semana, separadas por idade e por situação. E você pode salvar o que quiser para consultar quando precisar. Para se cadastrar gratuitamente, clique aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.