Garrafa surpresa para brincar de “achar” com seu bebê


Eu desconhecia que antes dos 8 meses aproximadamente, os bebês em geral estão em desenvolvimento de uma habilidade chamada “permanência do objeto”. Isso significa que eles pensam que quando não vêem alguma coisa ou alguém é porque aquilo simplesmente não existe. Pensa que assustador? O brinquedo caseiro da Garrafa Surpresa ajuda o bebê e entender que não é bem assim. O que ele não vê pode simplesmente estar escondido.

Para montar o brinquedo você vai precisar de:

  • Uma garrafa de plástico ou acrílico, com um bocal que você consiga passar sua mão
  • Uma tira de papel cartão ou cartolina com a largura de metade da garrafa e comprimento suficiente para dar uma volta completa na garrafa
  • Fita crepe ou fita adesiva transparente
  • Um objeto para ficar dentro da garrafa surpresa. Preferencialmente redondo para facilitar. Pode ser uma bolinha de borracha ou até uma bolinha de papel colorido amassado.

 

A surpresa do retorno da bolinha

Abra a tampa da garrafa e cole por dentro a faixa de papel cartão, deixando metade da garrafa coberta e metade com a parte transparente aparecendo.

Coloque o objeto redondo dentro e tampe a garrafa. Está pronto seu brinquedo caseiro.

Sente para brincar com seu filho e mostre, primeiro na sua mão, a garrafa, tomando o cuidado para manter o objeto na metade coberta dela.

Em seguida, como uma surpresa, incline a garrafa para que a bolinha apareça.

A Luciane, mãe desta fofa da Luísa (que já senta com firmeza), mostrou o brinquedo à filha algumas vezes na sua mão.

Olha só a concentração da Luísa querendo entender como a bolinha desaparecia e, em seguida, voltava como um passe de mágica!

Curiosidade e certeza do retorno

Inclusive, passado um tempo, lógico, a Luísa quis descobrir o brinquedo caseiro. E aí vale tudo, inclusive colocar na boca.

Esta garrafa surpresa é ótima para mais uma forma de brincar de “cadê-achou” ou esconde esconde. Estas brincadeiras mostram ao bebê que nem tudo que ele não vê desaparece para sempre ou deixa de existir. Com o tempo, ele relacionará com os momentos em que você não está perto dele e a certeza que você “reaparecerá” como a bolinha o deixará mais seguro para explorar a vida com independência.

A cada quinze dias publicamos aqui no blog brincadeiras e brinquedos caseiros para você fazer com seu bebê. Mas não precisa se preocupar em guardar esta data. Inscrevendo-se gratuitamente na nossa Newsletter, enviaremos semanalmente um e-mail com todas as brincadeiras postadas aqui no blog, separadas por idade.

1 comentário

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.