Explorar a natureza para brincar e estimular a criatividade


Dez brincadeiras para entrar em contato com a natureza e celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente que começa hoje, dia 1 de junho. Um jeito lúdico e gostoso de ensinar as crianças sobre as plantas, os animais, os fenômenos da natureza e a riqueza do nosso meio ambiente.

Enquanto brincam (sim, porque o mais legal é ter o tempo junto com as crianças e colocar a mão na massa com elas), aproveite para contar sobre a importância do meio ambiente e das muitas coisas que podemos fazer para preservá-lo.

Bóra brincar?!

01 – Ideias de atividades com crianças usando a natureza

Você já pensou em pintar com um pincel de folhas secas ou fazer um desenho com pedras? É fácil, divertido e com custo quase zero.

02. Um jeito diferente de brincar com a natureza

Neste post, a Patricia Marinho e a Gabi saíram em busca de elementos na natureza para criar um bracelete com superpoderes. E não é que ficou lindo, além de render memorias maravilhosas para elas?

03. Como explorar a natureza com seu bebê

Tem brincadeiras para bebês sim! Um explorar e brincar sem brinquedo, com muitas novidades que mexem com a imaginação das crianças.

04. Brincando com argila
Esta é uma brincadeira que sempre rende boas lembranças e até presentes. Amassar e moldar a argila livremente ou criando bichinhos e explorando texturas garantem uma boa diversão!

05. 15 ideias criativas para fazer arte com flores
Você já viu uma sanfona de flores ou uma árvore de pipoca? Aqui temos várias atividades com materiais simples que muitas vezes temos em casa, e com eles podemos criar um jardim inteiro! Tem também um experimento para mudar a cor das flores! Esse as crianças maiores amam.

06. Um jeito superdivertido de desenhar animais
Uma mão que vira pato, depois vira polvo e até borboleta! Com muita criatividade, aqui ensinamos um jeito bem divertido de usar as mãos para desenhar, que vai além de segurar o lápis.

07. Arte com folhas de árvore
Muitas crianças gostam de recolher as folhas ou a flores que ficam caídas pelo chão. Conheço algumas que fazem até coleção de folhas e trazem galhos e mais galhos para casa! A ideia aqui é aproveitar esses “materiais” para fazer arte. Se o dia não estiver muito frio ou chovendo, comece brincando de coletar as folhas. Assim, você pode juntar a exploração e a criatividade na mesma brincadeira.

08. Faça com seus filhos um vulcão caseiro com lava de verdade
Essa brincadeira que a PatCamargo fez com os filhos é demais! Um vulcão para você montar junto com as crianças e curtir com elas ver a erupção. Tem até vídeo para ninguém ter dúvidas de como fazer.

09. Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha
Mas tem fantoche na natureza, gente? Esse tem porque é um fantoche de girafa! Um brinquedo caseiro para você criar junto com a criança e que fica lindo.

10. Aprenda a fazer um Origami de Macaco com a Carol
Se você é como eu, que só sabe fazer chapéu e barquinho de origami, você precisa ver esse post e aprender com a Carol como fazer um macaquinho bem fofo!

Tem brincadeiras para celebrar todos os dias da Semana Mundial do Meio Ambiente! Aliás, aqui no nosso site tem brincadeiras novas todos os dias. Se você quiser, clique aqui, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.


+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.