Transforme o clima de Copa do Mundo em brincadeira para os filhos


É hoje. Você pode ser uma pessoa mais desligada de futebol. Entretanto, a Copa do Mundo acaba sendo um caso à parte, porque de uma forma ou de outra, gostando ou não, a Copa irá interferir na sua rotina.

Então, que tal aproveitar a onda e criar para você e seu filho momentos de tempo junto a partir do tema Copa do Mundo?

Nesta edição de 2018 particularmente, a brincadeira começou com a febre que se tornou o álbum da Copa. Fazia muitos anos mesmo que eu não acompanhava tanta mobilização para preencher álbuns e trocar figurinhas. Nas escolas, centros de comércio, bibliotecas era possível encontrar crianças e adultos negociando seus cromos.

Aliás, o jogo do bafo, antigo e esquecido em muitos lugares, voltou e a criançada aprendeu o que é “rapelar” “concha” e “selar o monte”. Quem sabe esta brincadeira não vira tradição entre vocês em casa, mesmo depois de encerrado o Mundial?

Além disso, separamos outros posts com brincadeiras que tem tudo a ver com futebol e Copa do Mundo.

Quebra cabeça com figurinhas, caça-palavras

Neste post trouxemos quatro brincadeiras divertidas e até um passo-a-passo para fazer a corneta com material reciclado.

Brincando de geografia

Que tal aproveitar a união de vários países na Copa do Mundo para brincar com a geografia. Olha as dicas:

Uma letra e um país: Escreva todas as letras do alfabeto em pequenos pedaços de papel e deixe para que a criança sortear um deles. A letra que sair no sorteio será aquela que a criança deverá falar o nome de um país. Se não souberem, procurem juntos na tabela da copa!

Para onde vamos: Em um mapa-múndi procurem juntos os países que irão participar da Copa do Mundo 2018.

Mímica da Copa: Escreva os nomes dos países que participam da Copa em pequenos pedaços de papel. Cada criança sorteia um país, mas não mostra para os demais. O objetivo é, com mímicas, fazer com que os participantes da brincadeira adivinhem o país sorteado.

Jogo da Memória

As bandeiras das nações participantes dos jogos também são um material super divertido para brincar. Além de pintá-las, vocês podem imprimir ou desenhar pares delas para recortar e brincar de jogo da memória.

Nestes outros posts que fizemos para a Copa de 2014 (nossa, já tem 4 anos de Tempojunto!) há outras brincadeiras e dicas que podem ser muito aproveitadas nestes dias de jogos.

Vai ter Copa para as crianças 1

Vai ter Copa para as crianças 3

Então, aproveite estas dicas e divirta-se com seus filhos durante este período de Copa do Mundo. E se está chegando agora no Tempojunto, gostaria que conhecesse nossa Newsletter. É gratuita e você recebe um e-mail por semana com nossas novidades. Inscreva-se.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.