10 brincadeiras para entrar no clima da Copa do Mundo


Para celebrar um dos maiores campeonatos do mundo e brincar muito antes, durante e depois dos jogos, separamos aqui 10 brincadeiras com bola, seja futebol ou não, para crianças de todas as idades.

Bóra brincar e torcer para que o Brasil saia vitorioso da Copa? Lembrando que, apesar da Copa ser disputada apenas por times masculinos, aqui no Tempojunto bola e futebol são brincadeiras de meninas e meninos. O importante é brincar!

1. Futebol de canudo: o soprobol que faz sucesso entre as brincadeiras de estímulo

Essa é uma daquelas brincadeiras que vai render muitas risadas e muita torcida! Uma variação bem legal do futebol para brincar com as crianças e estimular a concentração, o senso de direção, a noção de espaço e – porque não – o fôlego?

2. Brincar de futebol “homem a homem” para embalar um bate-papo

Sim! A gente disse que futebol é coisa de menina e de menino, mas esse post aqui conta a história de uma experiência muito legal da família PatCamargo. Um momento que, com certeza, vai ficar guardado na memória de pai e filho. Que tal você criar esse ~seu momento~ também com o seu pequeno (ou a sua pequena!) craque?

3. Como estimular o raciocínio com um jogo de futebol de botão simplificado

Futebol de botão sem botão e na mesa do restaurante? Pode isso, Arnaldo? Pode sim! É simples, fácil e bem divertido.

4. Como variar a brincadeira com bola

Neste post, a Patricia Marinho dá um exemplo bem legal de como podemos colocar o corpo em movimento e tirar as crianças da frente das telas com um convite divertido para brincar com a bola.

5. Brincadeira para bebê com forma de cupcake e bolas

E tem brincadeira para todas as idades! Com objetos bem simples, bolinhas e uma forma de cupcake (você também pode usar pequenos recipientes de plástico) dá para montar uma brincadeira divertida e garantir bons momentos com seu bebê.

6. Brincadeiras simples para fazer com uma bola para várias situações

Bola de meia, bola de gude, bola de papel e de capotão. Qualquer uma vale! E por mais simples que pareça a brincadeira, saiba que a bola ajuda a treinar a coordenação motora, a noção de velocidade e distância, a noção espacial, a função de agarrar além da disposição de brincar com outra pessoa e se comunicar e relacionar.

7. Acerte a bola na casinha do porquinho – o jogo inventado pelas crianças

Esta brincadeira é um exemplo de como as crianças são criativas e como se organizam, do jeito delas, para inventar brincadeiras. O adulto só precisa deixar os materiais disponíveis e mostrar que a casa é um espaço brincante.

8. Uma bola, uma rampa e a brincadeira ao ar livre está pronta

E a bola vai indo para lá e para cá. Com isso, as crianças se divertem e treinam a coordenação motora grossa, a coordenação olho-mão, a relação de força, velocidade (física!), resolução de problemas e criatividade. Ufa!!! Basta só ter uma bola, uma rampa e um amigo (que tal você?) para brincar!

9. Brincadeira simples com bola para um momento ao ar livre

Está chegando o inverno, mas ainda assim temos dias lindos que permitem uma boa brincadeira do lado de fora! Aqui nesse post tem muitas variações do que você pode fazer com a bola. É só pegar um casaco, uma bola e a brincadeira está pronta.

10. Brincadeira com bola para exercitar a coordenação do bebê

Já deu para perceber como a bola é um brinquedo versátil, não é? Mas tem mais! A bola também é um excelente brinquedo para os bebês. Olha só o que a quantidade de brincadeiras e movimentos que os bebês podem fazer com uma bola e que ajudam no seu desenvolvimento.

Espero que você tenha gostado das dicas e que o Brasil vá muito bem nessa Copa do Mundo. Se você quiser receber mais dicas e brincadeiras aqui do Tempojunto faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.