Férias em casa: como aproveitar as brincadeiras quando você não viaja


Férias é um momento especial mesmo para as crianças. Parece que o clima muda, não importa de faz chuva ou sol. O tempo anda mais devagar e mesmo que a gente não viaje, a sensação de ter menos obrigações e horários é uma delícia! Eu sempre curti muito minhas férias escolares, mesmo quando eram férias em casa.

Nem sempre dá para viajar, né? Pois quando eu era pequena (oi, aqui é a Patcamargo) acontecia isso: meus pais sem grana e sem condições de tirar alguns dias junto com as férias escolares. Então a gente ficava em casa mesmo. Sem problemas! Eu e meu irmão mais novo colocávamos a imaginação para funcionar e as férias em casa eram muito divertidas. Pensando nisso, um dos primeiros posts que fiz aqui no Tempojunto foi sobre dicas de brincadeiras que deixavam a casa com gostinho de férias.

Férias em casa com gosto de quero mais

Depois vieram outros posts que trazem brincadeiras e atividades que a gente não costuma fazer no dia a dia. Brincadeiras diferentes, que trazem para casa aquelas coisas que as crianças fazem quando estão em um passeio ou viagem. Sabe que no final das contas, especialmente para os pequenos na primeira infância, até os 6 anos, a sensação não é tão diferente, você ficando em casa ou viajando? Tudo depende das experiências que você proporciona.

De cara, vou colocar aqui os links para os outros posts que fizemos ao longo dos anos, com brincadeiras, brinquedos e atividades que farão das férias em casa dos seus filhos as mais legais do mundo!

Férias em casa com gostinho de viagem

10 ideias divertidas para suas férias em casa

25 ideias para você ter o gostinho das férias sem sair de casa

Dentro de casa cheio de experiências

Neste ano, eu chamei a Alessandra Elias, para mostrar algumas das brincadeiras que ela faz com o filho Rafael para passar as férias em casa. Ela reuniu, então, várias atividades que a gente ensinou nos posts do blog e montou uma sugestão para a gente, que eu amei.

Antes das atividades, dá uma olhada nesta cara de satisfação do Rafael e vê se parece uma criança chateada porque está fazendo brincadeiras em casa.

Então, vamos às dicas da Alessandra:

1 – Circuito interno

Tem vários posts no blog falando sobre circuitos. O mais recente foi o Chão é Lava, que a Patricia Marinho fez com a Gabi, viram?

“O Rafa sempre pede para tirar a mesa de centro e montar um circuito de atividades. Ele se diverte muito”, conta Alessandra.

Outra forma de criar um circuito é com atividades de coordenação motora, como estas aqui com massinha e pregador (duas versões) e com papel adesivo, sementes e revistas velhas.

2. Arte e expressões

Há inúmeras atividades de arte que podem ser feitas em casa e que são diferentes do tradicional, o que já torna a brincadeira mais emocionante para as férias. A Alessandra separou alguns exemplos com o Rafael, pintando usando “pincéis” diferentes: um garfo, bexiga, pecinha de montar e algodão.

Emoções

Outra opção que você pode fazer com crianças pequenas, mas as maiores como o Rafa também curtem, é traduzir as emoções em desenhos. Neste caso, eles usaram a bexiga como modelo para as várias carinhas. “Neste dia, ele estava tão feliz, que os rostos ficaram com a mesma expressão!”, diverte-se Alessandra.

Bom, espero que, com este tantão de links para posts e com as sugestões da Alessandra, você consiga montar as férias em casa preferidas dos seus filhos e que vocês tenham um ótimo tempo junto! Mas olha só, eu sei que é difícil lembrar de vir sempre aqui no blog para ver as novidades. Então, além das nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest, você pode se inscrever na nossa Newsletter. Ela é gratuita e você passa a receber semanalmente um email com todas as nossas dicas e novidades. Fica mais simples, né?

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.