Para ajudar você a aproveitar o máximo das férias das crianças: brincar


Sexta-feira e véspera de feriado prolongado em São Paulo. Bom, na verdade, sexta-feira de um início de férias escolares. Muitos pais se assustam com este momento, e comigo não foi diferente. As férias das crianças podem sem bem complicadas para quem trabalha fora de casa e precisa encontrar alternativas para os filhos nesta época.

Mas o post de hoje é para outros pais e mães. Aqueles que trabalham em casa, ou com o gerenciamento da casa, a rotina das atividades domésticas, ou em homeoffice. Talvez, para muitas pessoas, você seja visto como uma “pessoa de sorte”, que, afinal, não precisa se preocupar com as férias das crianças, já que “está em casa mesmo”. Eu (aqui é a Patcamargo escrevendo) passo por isso. E acho super injusto.

Em casa com planejamento

Ficar em casa com as crianças em férias exige muito planejamento. Porque não dá para você ficar disponível as 14 horas do dia que eles ficam acordados. E ainda é preciso pensar que todas as refeições agora são em casa. Sem esta organização, o caos pode se instalar e as férias que seriam um período gostoso, viram uma seqüência de momentos estressados para todos.

Então, de cara vou fazer a propaganda do nosso e-book Tempojunto nas Férias. São 4 calendários, divididos por faixa etária, começando com 1a2 anos e seguindo até +de6 anos. Cada dia do calendário tem o link para uma brincadeira aqui do Tempojunto. Além disso, tem uma lista com os materiais que você usará para cada brincadeira. Há também outras 4 listas, com brincadeiras extras, também por faixa etária. Além de dicas, por exemplo, para passear com os filhos em sua própria cidade nas férias. Ou seja, uma super organização prontinha para você.

Outras dicas muito boas

Porém, é claro que eu não deixaria você sem outras ideias. Dá para planejar brincadeiras e atividades para as crianças passarem o dia e ainda você organizar as coisas em casa. Cada um dos links abaixo está repleto de dicas.

Antes de acessá-lo, gostaria de dar outra dica: brincar livre, sem regras ou instruções é muito importante. E dar às crianças um período de ócio, sem nada para fazer, é igualmente fundamental para as crianças exercerem a criatividade e tomada de decisão. Mesmo as pequenas, tá bem? Bóra para a listinha:

1 . 10 dicas de como ser mais presente na vida do seu filho

2. 10 Livros de atividades para as férias

3. 10 ideias de atividades para fazer nas férias das crianças

4. 10 materiais para ter e brincar nas férias

5. 10 posts para ajudar você nas férias das crianças

6. Brincadeiras no parque para tirar todo mundo de frente da TV

7. 10 posts com brincadeiras dentro de casa para os dias de frio

8. 10 brincadeiras diferentes para fazer nas férias

E para encerrar, nada como colocar as crianças na cozinha para ajudar nos lanchinhos. Pode demorar um pouco mais, mas compensa muito o tempojunto que vocês passarão juntos.

9. Bolo de Cenoura no Tempojunto na Cozinha

10. Que tal fazer um picolé para a família

Espero muito que estas dicas ajudem você, que como eu, fica em casa e trabalha em casa, a ter momentos gostosos e tranquilos, sem estresse com seus filhos nas férias. E aproveite que você chegou aqui e conheça nossa Newsletter. Ela é semanal e você sempre terá no seu email dicas novas de brincadeiras para fazer com seus filhos em casa.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.