Como ensinar a ler brincando com copos e pratos


Como ensinar a ler brincando? Esta e uma pergunta que me faço com frequência aqui em casa. Não que eu tenha pressa em alfabetizar a minha filha ou queira ocupar o papel da escola. Simplesmente acho fascinante acompanhar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças e resolvi ser parceira da minha filha nesse processo. Lógico que foi na brincadeira que encontrei respostas para fazer uma estimulação adequada, de forma natural, e ainda me divertir com a Gabi.

O processo de aprender a ler e escrever

Aprender a ler e escrever é exatamente isso: um processo. Ele acontece de forma natural, desde o nascimento, até os primeiros anos do ensino fundamental. A criança nasce com todas as capacidades necessárias para desenvolver a linguagem. A gente só precisa fornecer recursos para que eles explorem essa capacidade. Todas as nossas interações diárias com as crianças (ler, brincar, conversar)  contribuem para o processo de aprender a ler e escrever. Falamos mais sobre isso no vídeo abaixo:

Então, se brincar ajuda a desenvolver a linguagem, nada mais natural do que a gente buscar ideias de brincadeiras que façam isso. A Patcamargo fez um post que considero leitura obrigatória chamado 25 brincadeiras para aprender palavras novas. E eu venho mostrando dicas de como ajudar as crianças a reconhecer as letras, que é uma parte importante do processo. Hoje tenho mais uma brincadeira nessa linha.

Jogo do Acerte a Letra

Para jazer esse jogo você precisar daqueles copos e pratos descartáveis que sobraram da festa dos filhos. Se não tiver pratos em casa, pode usar papelão.  E também de marcadores, lápis e uma tesoura ou um estilete.

O primeiro passo é usar o estilete ou a tesoura para transformar o prato descartável em uma argola. Um dica para facilitar o corte é fazer uma cruz no meio do prato e cortar a partir daí.

Em seguida, pegue os copos e escreva em cada um deles uma letra que seja representativa para a criança. Podem ser as letras do nome dela, ou as iniciais das pessoas da família. O importante é que sejam letras que ela já reconheça nessa fase. Aqui em casa sempre começamos com o G de Gabriela que é a letra que ela mais procura quando se vê diante de algum material com texto impresso.

Quando você tiver a sua “argola” e pelo menos quatro copos com letras desenhadas, está pronto o seu jogo.

Como jogar?

A brincadeira consiste em colocar os copos no chão, um ao lado do outro, e dizer para a criança que você vai falar uma letra e ela precisa acertar a argola nessa letra.

Sempre que fizer uma atividade dirigida como essa, procure combinar com um pouco de tempo livre para a criança explorar o material. No caso da Gabi, primeiro a argola de prato descartável virou uma coroa.

Depois tivemos um esconde esconde de copos pelo play e o pegador tinha que encontrar o copo com a letra certa.

Viu como ensinar a ler brincando com copos e pratos pode ser divertido? Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

 

 

 

 

 

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.