10 atitudes brincantes para você adotar já e ter um dia a dia muito melhor


Sexta-feira é dia de dicas para o final de semana do Tempojunto. Em geral, colocamos brincadeiras que tenham o mesmo objetivo, ou usem o mesmo material para você se inspirar e planejar um tempo junto com seus filhos.

Desta vez, fiz diferente: em lugar de brincadeiras, atitudes. Sim! Atitudes brincantes que podem fazer de qualquer tempo que você tenha com seu filho, um tempo de qualidade. Mesmo aquele momento que, a princípio, parece uma mera rotina do dia a dia, como colocar a mesa, se trocar ou ir para a escola.

Atitudes brincantes deixam tudo mais leve

Em nossas palestras, cursos e também no canal do Youtube falamos muito sobre a validade de assumir uma postura brincante quando se está com os filhos. Porque isto vai fazer a sua vida mais leve, menos estressada e menos chata.

Então, vamos às dicas:

1. Use a rotina a seu favor

Você pode escolher entre se estressar a cada momento da rotina entre vocês, ou usar uma música, uma atividade, uma rápida imaginação. O tempo gasto é o mesmo. Gaste com sabedoria.

Este vídeo fala mais:

2. Observe as coisas que seu filho gosta.

Nos momentos de puxar uma conversa, pedir alguma tarefa, ou de propor uma brincadeira, saber das preferências dele (que podem ser diferentes das suas) ajuda a chamar a atenção dele para você.

3. Seja uma pessoa mais divertida

Você não precisa ser palhaço ou humorista, mas sorrir mais e contar piadinhas bobas de vez em quando ajudam a tirar a aura de “pais só sabem mandar”.

Ajude-o a se comunicar

4. Tenha o hábito de observar seu filho brincando

Com isso, você vai entendê-lo mais, o que facilita a comunicação.

5. Deixe que ele faça as coisas do jeito dele e no tempo dele

Quando você der autonomia, mas ao mesmo tempo, deixar que ele também faça do jeito que sabe ou consegue, as coisas ficam mais leves.

6. Escute com os ouvidos

Porque é tentador escutar os filhos com a nossa boca, ou seja, querendo que eles se comuniquem como a gente quer e não como eles sabem. O adulto é você e, portanto, você é quem precisa escutar o que ele está dizendo. Vai ser bem mais simples.

7. Continue junto quando o tempo passar

Já disse que ter uma atitude brincante é mais que brincar. Então quando seu filho crescer, manter esta proximidade nos momentos do dia a dia em que estejam juntos, vai contribuir para uma adolescência mais saudável de vocês dois.

8. Tente melhorar da próxima vez, mas ria das suas falhas.

Porque ainda por cima vai ajudar seu filho a entender que ele não precisa ser o “senhor perfeitinho”. Atitude brincante é aprender a fazer piada de si mesmo.

9. Quanto mais seu filho é tenso, mais o adulto precisa ser leve. Use lentes cor de rosa

10. Você já tem o que é preciso para fazer a diferença com seus filhos

Uma certeza para nos deixar mais seguros.

Se você gostou deste post e conhece mais alguém que gostaria de ter uma atitude mais brincante na vida, compartilhe! Aproveite e assine nossa newsletter. Ela é gratuita e você recebe nossas novidades semanalmente por e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.