Brincadeiras de Rua


Ahhh, as brincadeiras de rua! Como eu gostava de brincar na rua. Quando eu era pequena, eu morava numa casa numa rua tranquila do bairro de São Francisco, em Niterói, Rio de Janeiro. Eu brincava na rua todo santo dia. Era taco, queimado, elástico, bicicleta, patins, tudo com um grupo de amigos que, assim como eu, podiam ficar na rua até anoitecer sem se preocupar com a segurança. Bons tempos.

Hoje eu vivo em São Paulo e, apesar de não poder repetir com a Carol a minha realidade, já que os tempos são outros, procuro aproveitar o fato de morar num prédio com área de brincar para tentar fazer ela viver um pouquinho como eu. Lógico que não tem replicar aquela realidade de rua que eu tive a felicidade de viver (“quem vai pegar a bola que caiu no terreno baldio?”), mas o espaço lá do play pode ser aproveitado para fazer algumas brincadeiras de rua como antigamente.

Nesse sentido, quando ganhei do @boxjoanninha uma das suas caixas de presente, cujo tema eram as brincadeiras de rua, resolvi aproveitar. Para quem não conhece, o Box Joanninha é mais uma marca que eu descobri graças ao blog e que eu adorei (e por isso escrevo e falo bem). As proprietárias, Ana e Piu, são duas pessoas ótimas, que assim como eu e a Patrícia Camargo aqui do Tempojunto, estão se esforçando para encontrar formas de deixar o mundo mais brincante!

A Ana e a Piu criam mensalmente caixas que as pessoas podem adquirir isoladamente ou na forma de assinatura. Assim, todo os meses, as crianças de 3 a 8 anos recebem em casa uma “surpresa” que, para funcionar bem, precisa ser aproveitada junto com os pais. É uma forma de promover tempo junto com os filhos em torno de uma brincadeira divertida. Como me disse a Piu, quando fui conhecê-las pessoalmente “os pais precisam participar nem que seja para colocar o dedo para a criança dar um nó. A participação dos pais é super estimulada, e vai mudando a sua natureza conforme as crianças crescem”. Ou seja, é a cara do Tempojunto!

Meu primeiro Box Joanninha foi assim:

brincadeiras de rua_boxjoanninha

Dentro veio tudo, tudo mesmo (até cola e tesoura) para fazer as 5 brincadeiras de rua:

1- Pular elástico

Nossa, como eu gostava de fazer isso. Essa a Carol já conhecia e por isso foi logo a primeira com a qual ela quis brincar. Eu pulei junto lógico! E descobri que eu tinha jeitos de pular que ela não conhecia. Vamos explorar mais isso, juntas, em breve.

brincadeiras de rua_pular elastico

 

2. Brincar de Vai e Vem

É lógico que você não precisa comprar um Box Joanninha para fazer essas brincadeiras em casa. A vantagem é que o Box vem tudo junto, mas você pode aproveitar para fazer um igual com os materiais que tiver em casa: duas metades de garrafa per (unidas por fita durex), dois barbantes e quatro argolas de plástico. Primeiro a gente se diverte montando.

brincadeiras de rua_montagemdovaievem

Esse é o nosso Vai e Vem pronto.

brincadeiras de rua_vaivem pronto

 

Depois a gente se diverte brincando!

brincadeiras de rua_vaievem

 

3. Pião.

Olha que ideia boa: um CD velho, uma tampa de garrafa de refrigerante, uma bolinha de madeira. Basta um pouco de cola branca e temos um pião!

brincadeiras de rua_piao

 

brincadeiras de rua_bolinha do piao

 

O bom é que brincamos à beça e ainda sobraram as 5 marias e o giz para fazer amarelinha para outro dia 😉

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.