6 dicas de aplicativos para crianças


 coluna da michelle

Hoje estreia aqui no blog a coluna da Michelle Costa Soares. Ela vai escrever uma vez por mês com recomendação de apps para os pequenos. Seja bem-vinda, Michelle!

“Vamos falar de brincar de uma forma diferente? Muitos de nós aprendemos a brincar com jogos nada estruturados e então, construíamos nossas brincadeiras com o uso de garrafas, bolas, cordas, gudes…

Assim vivemos uma infância rica em criatividade, interação e aprendizagem. É sempre bom resgatar brincadeiras da nossa infância com os pequenos, mas não podemos desprezar a evolução da tecnologia e a chegada da interatividade através das pontinhas dos dedos…

E se as crianças estão sempre falando dos tais apps, vamos tentar descobrir o que ele tem de bom?

Os aplicativos vem ganhado força total quando se fala no uso de tablets e smartphones. Podem ter certeza, eles têm sempre algo para contribuir com a aprendizagem da garotada.

Além de ser uma excelente ferramenta para desenvolver habilidades cognitivas e sociais, os tablets podem reforçar o vínculo com as aprendizagens, onde a criança deseja interagir com os diversos estímulos sensoriais que eles podem oferecer. Leituras, músicas, personagens e desafios, estão sempre presentes e a sensação de interatividade aguça a curiosidade e atenção dos pequenos.

Mas como nada em excesso faz bem é preciso que papais e mamães passem um tempo junto para escolher, mediar e administrar o uso dessa tecnologia na vida das crianças.

E então, separei para vocês alguns aplicativos para crianças que podem de forma divertida e despretensiosa contribuir para a aprendizagem dessa galerinha.

 

1- APLICAÇÃO PARA CRIANÇAS

Aplicação para crianças

Aplicação para Crianças é uma excelente alternativa quando se fala de percepção visual, raciocínio e atenção. A proposta é encaixar as partes que estão faltando do ônibus, nave espacial, para que eles possam dar a partida. É preciso estar atendo aos pequenos detalhes nos momentos de encaixe. Os jogos são indicados para crianças a partir de 3 anos e incluem mais de 100 divertidas animações e efeitos de som. – Gratuito. Disponível somente na Apple Store (smartphone e tablet)

2- LET’S CREATE – My First App

lets create app

Com esse aplicativo a criança cria a sua própria obra de arte utilizando formas e materiais variados. Ideal para estimular o desenvolvimento da criatividade, mas também podemos levar as crianças a planejar suas ações, organizar os materiais disponíveis e estruturar espacialmente suas ideias. São indicados para crianças a partir de 3 anos de idade e para um melhor desenvolvimento cognitivo, estimule a crianças a falar sobre suas criações e até criar personagens de histórias fictícias ou reais. Gratuito. Disponível na Apple Store (smartphone e tablet) e Google Store (smartphone e tablet)

3- SORT IT OUT 1

sort it out 1 app

Uma proposta e muitos estímulos. Nesse aplicativo a criança será estimulada a pensar por classificações, onde irá agrupar brinquedos da mesma categoria nas prateleiras e assim estará ampliando sua capacidade de observação lógica. Há também a possibilidade de estimular linguagem com a nomeação de cada objeto e falar sobre um assunto que muitas crianças não gostam, que é organizar seus brinquedos. Indicado para crianças maiores de 4 anos. Gratuito. Disponível apenas na AppleStore (smartphone e tablet).

4- FLOW FREE

flow free

A Ideia é conectar tubos das mesmas cores, mas aos poucos o desafio vai se tornando maior e os caminhos começam a ficar impedidos por alguns tubos, forçando a criança a flexibilizar o pensamento e encontrar novos caminhos para as conexões. Indicado para crianças a partir de 5 anos. Gratuito. Disponível na Apple Store (smartphone e tablet) e Google Store (smartphone e tablet).

5 – ABC PALAVRAS

abc palavras

Educativo e interativo, torna o momento da aprendizagem da leitura e escrita super divertida. Ao visualizar o desenho a criança precisa escrever seu nome arrastando as letras para o espaço indicado.  Além de explorar o conhecimento de letras, palavras e nomeação, é possível brincar de soletrar cada palavra.Ideal para as crianças a partir de 6 anos.” USD 0,99 na Apple Store (smartphone e tablet) e R$ 2,52 na Google Store (smartphone e tablet).

6 – My Jungle Buddies

my jungle budies

Um aplicativo simples, mas muito interessante pela interação e suportes visuais que oferece as crianças. Um jogo da memória em que os animais são bem reais e se expressam dentro dos seus habitats. É possível estimular observação, conhecimento, linguagem, atenção e memória. Indicado para crianças a partir de 3/4 anos de idade. Gratuito. Disponível somente na Apple Store para tablet.

*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

Se você gostou das dicas e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.