Como incentivar o bebê a engatinhar: use texturas!


Como incentivar seu bebê a engatinhar? Eu não sei quanto a você, mas eu tinha essa dúvida quando tive as minhas filhas e por isso comecei a pesquisar sobre o assunto da estimulação precoce e do tipo de atividades que posso fazer para ajudar a Gabi a alcançar os marcos de desenvolvimento esperados para cada fase. Quem leu a série “Desenvolvimento do Bebê” viu que eu tive a felicidade de ter a ajuda de uma fisioterapeuta para aprender bastante sobre isso e perceber o meu papel nesse processo de desenvolvimento.

A principal dica é incorporar os estímulos ao momento de brincar. Ou seja, fazer com que as brincadeiras ajudem o bebê a conquistar novas habilidades e com isso se desenvolverem em todo o seu potencial. No caso do estímulo para engatinhar, eu já falei aqui sobre usar caixa de papelão e bolas, sobre fazer túnel de cadeiras e também sobre criar um percurso de brinquedos ou formas geométricas colados no chão. Hoje a ideia é fazer um caminho de diferentes texturas para que o bebê possa desenvolver a sua coordenação motora e aprenda a explorar com os sentidos.

O que você precisa é reunir diferentes materiais  e colocar no chão para criar um percurso. Vale toalha, cobertor, almofada, plástico, tapete. O grau de dificuldade vai depender no seu conhecimento e observação sobre o nível de desenvolvimento da criança. Eu comecei colocando dois itens: um tapete de banho e um cobertor.

Gabi engatinha em texturas_instagram

Não é nada fácil para um bebê que ainda está aprendendo a engatinhar conseguir superar obstáculos (daí ser super, ultra, mega importante ficar sempre por perto e de olho se resolver fazer esta atividade em casa), por isso comecei com esses dois. Vejam o esforço da Gabi em alguns momentos.

Gabi se esforçando

Gabi se esforçando

Mas eu vi outro dia um post de um blog australiano falando sobre isso, o Playing and Learning Begins at Home e o cenário que ela montou para o bebê engatinhar em casa é sensacional. Super elaborado. Quem sabe eu não tento da próxima vez?

Por enquanto, mesmo com apenas dois estímulos, a Gabi se esforçou, se divertiu e saiu vitoriosa do seu desafio, pronta para a próxima brincadeira!

Gabi supera o desafio

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

3 Comments

Comente
  1. 1
    Elvana Ayres

    Eu já tinha feito assim com um edredon, escorregava um pouco na hora das passadas dele, mas eu achei que atrapalhava e tirei. Não sabia que isso era um estímulo 🙂 Agora vou estimular mais ainda. Amo esse blog! A Gabi é fofa demais!

    • 2
      tempojunto

      Oi Elvana! Obrigada pelo comentário. Acho o máximo perceber que, como o bebê estâ aprendendo o tempo todo, praticamente tudo pode ser um estímulo para ele. Lógico que com segurança e respeitando a velocidade de desenvolvimento de cada um. Que bom que você está gostando do blog 🙂

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.