fbpx

Digite o que gostaria de pesquisar e clique para buscar. Pressione Esc para cancelar.

10 brincadeiras para fazer na Páscoa


Brincadeiras para fazer na Páscoa – Atualizado em 12/03/2021.

Como está a animação da sua casa neste feriadão? Eu adoro aproveitar datas marcantes como Páscoa e Natal para criar tradições em família. Se a tradição puder envolver uma brincadeira, melhor ainda. Por isso, vou usar o post de hoje para apresentar sugestões de 10 brincadeiras para fazer na Páscoa. Quem sabe você não se inspira, se diverte e ainda por cima começa uma tradição também?

1. Caça aos ovos

Só de esconder os ovos pela casa e mandar a criançada procurar já temos a garantia de risadas deliciosas. Com um adulto por perto falando “Está quente! Está frio!”, fica ainda mais legal.

Porém,  você pode fazer uma caçada interessante para as crianças maiores, mesmo as que não acreditam em Coelho da Páscoa, se tiver uma série de pistas para elas desvendarem o mistério de onde encontrar os ovos.

Neste caso, você tanto pode deixar um ovo pequeno em cada esconderijo, como pode fazer uma cesta de guloseimas grande que será encontrada no final. Para ajudar você na sua caçada, eu preparei algumas pistas que usei aqui em casa e depois fiz o material em pdf que você pode baixar para imprimir, recortar e usar também.

E você pode usar na Páscoa ou simplesmente para fazer brincadeira de caça ao tesouro em casa. Você pode escolher se usa todas as pistas ou apenas algumas delas. Clique na Coleção de Pistas Tempojunto para ter acesso a sua lista. Nossa primeira dica de brincadeiras para fazer na Páscoa é um arraso!


Ah! Se você quiser ideias de caça aos ovos para crianças pequenas, é só clicar aqui.

2. Máscara de coelho

Que tal brincar de criar essa máscara de coelho bem fofinha e, depois, inventar histórias divertida com as crianças/ Você pode ser o coelho ou vocês podem ser a família coelho! Também podem usar as máscaras para tirar selfies e mandar para a a família e amigos com lindas mensagens =)

3. Ovos coloridos

Essa é outra boa sugestão de brincadeira para fazer na Páscoa que veio do blog Mother’s Niche, para uma casa com mais de uma criança. Coloque fitas ou adesivos coloridos nos ovos de forma que cada criança tenha que procurar uma determinada cor.  Assim você evita que o mais rápido fique com uma quantidade maior de ovos em detrimento dos demais.

ovo colorido-20630_640

4. Fazer trufinhas de chocholate

Que tal levar as crianças para a cozinha e fazer esse docinho que é tão gostoso? Tire um tempo para estar junto com elas e faça essa deliciosa – e linda  trufas de chocolate. Tem uma receita e um passo a passo no post “Sobremesa Fácil de Chocolate”. Entre as nossas 10 brincadeiras para fazer na Páscoa, essa é a mais “saborosa”!

5. Acerte o rabinho

Deste post do blog Sugar and Charm vem tudo o que você precisa para fazer um jogo de acerte o rabinho do coelhinho. O bom é que este tipo de brincadeira diverte as crianças grandes e as pequenas também.

No post original, você vai ver que a ideia do blog é mandar imprimir uma versão do coelho e dos rabinhos em uma gráfica rápida, para poder fazer um cartaz. Dá um trabalhinho, mas certamente faz um sucesso enorme, especialmente se você for receber crianças em casa.

PintheTailontheBunny21

6. Acerte o Nariz

Gostou da brincadeira de acertar o rabinho, mas não quer o trabalho de ir fazer fora o cartaz, que tal esta versão aqui do blog ROCmomma (é a décima brincadeira do post)? Primeiro vocês passam um tempo animado juntos fazendo o coelho com o prato descartável. Depois todos brincar para ver quem consegue colocar o nariz no lugar certo.

Acerte o nariz

7. Monte seu coelho

Do mesmo post do blog ROCmomma que eu mencionei acima, vem esta ideia de brincadeira que eu achei bem original. É a brincadeira 8 do post. Alguém desenha versões para as partes do rosto do coelho (olhos, boca, bigode, nariz) e depois todos brincam de recortar e colar para fazer um coelho engraçadinho.

monte seu coelho

8. Retratos de Coelhinho

Outra coisa que funciona muito para agradar toda a família e que vira uma tradição é tirar fotos divertidas. Que fazer a máscara de coelho que fizemos com papel descartável ou o nariz de coelho com palito de picolé e sair tirando foto de todo mundo para registrar um dia bacana?

9. Arte com cartão de Páscoa

Aqui no Tempojunto a gente adora fazer uma arte e é claro que não poderia faltar alguma coisa para a Páscoa. Você pode conferir nossas ideias anteriores no post 3 cartões de Páscoa para fazer com as crianças. São três ideias ótimas, todas com tutorial em vídeo.

Mas aqui vai um post com a ideia de fazer um cartão bem colorido usando confete (ou papel picado). Se você usar papel picado pode ser ainda mais divertido, pois assim a brincadeira já começa na hora em que você reunir as crianças para ficar picando o papel e fazer aquela farra de “chuva de papel picado”.

E não se estresse com a bagunça! Aproveite esse tempo junto e depois, se as crianças forem maiores, ensine a usar o aspirador de pó ou a varrer. Assim dá tudo certo e as crianças vão amar mais sugestão essa entre as 10 brincadeiras para fazer na Páscoa.

 

10. Ovos de gelatina e papel crepom

Esses ovos são criativos, saudáveis e rapidinhos de fazer com as crianças. A única coisa que dará mais trabalho é reunir as cascas de ovos que você precisa para esta atividade.

Então, que tal aproveitar e já preparar alguns omeletes para depois usar as cascas? O passo a passo está neste post aqui. Se preferir, também tem um vídeo.

Para terminar, não pode faltar uma pegada de coelho, não é mesmo. Eu faço com pó de café. Molho a ponta dos dedos na água, exceto o mindinho, e depois passo no pó de café.

Depois, junto os dedos em forma de patinha de coelho e faço as pegadas, como se o coelho estivesse com o pé sujo de lama. Funciona bem. E você, faz pegadas também? Como?

Gostou das nossas brincadeiras para fazer na Páscoa? Se você quiser ainda mais ideias, neste post aqui temos várias sugestões de como fazer uma caça aos ovos. Ah! Além do post, tem aquela  coleção de pistas prontinha para você. É só imprimir e organizar a caça de um jeito bem simples e divertido.

15 Comments

Comente
    • 9
      Patrícia Marinho

      Olá Francieli!
      Espero que as dicas tenham contribuído para uma ótima Páscoa!
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

    • 11
      Patrícia Marinho

      Olá Ivanilson,
      Obrigada pela visita. Espero que seus alunos tenham gostado!
      Abraços e volte sempre,
      Patrícia

  1. 14
    Christiane

    Olá. Faço as patinhas com creme dental ou tinta guache. Acho mais fácil para limpar depois. E faço o caminho passando por lugares como a fruteira e digo que o coelhinho foi ver se estão comendo frutas, e deixo ovos pequenos… nos brinquedos, se estão cuidando e guardando… deixo outro ovo….assim por diante…o que eles gostam mesmo é de seguir as patinhas.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.