As dicas de brincar da @filhoterapia_


A Janaína Carneiro tem um perfil no Instagram muito legal, @filhoterapia_ com várias dicas de alimentação, brinquedos, brincadeiras e maternagem. Por isso, eu a convidei para contar um pouco da sua história e da sua experiência de brincar com o Enrico, que hoje está com 5 anos. Psicopedagoga, Janína também mantém uma página no facebook com papos sobre a maternidade.

Olha só o que ela escreveu para o Tempojunto:

Oi meninas, vim aqui contar que a minha relação de brincar com o Enrico sempre fez parte da nossa rotina, desde que ele nasceu, e foi construída naturalmente, se fortalecendo com o passar das etapas alcançadas por ele.

Agora que o Enrico já está com 5 anos, estabelecemos alguns combinados no momento das brincadeiras e desta forma eu respeito e valorizo tanto os momentos em que estou interagindo diretamente com ele, quanto aqueles em que ele brinca sozinho. Isso é fundamental para que ele aprenda a lidar com situações diferentes no dia a dia.

janainaEnrico2

Cotidiano de brincar

Com trabalho, família, blog e atividades mil, Janaína consegue encaixar a brincadeira na agenda com planejamento e dedicação. “Até mesmo uma troca de roupas pode se transformar em descontração e brincadeira.”

E por falar em brincadeiras, Janaina explica que eles não são regrados a brincadeiras específicas. “Mas adoramos atividades que envolvam criação, movimento e o faz de conta.” E ela acrescenta: “Aproveitem cada momento de forma que seus filhos, relembrem suas histórias e contem aos seus netos com brilho nos olhos, e um sincero sorriso no rosto.” Demais, não é?

Enrico

O “slogan” do Instagram @filhoterapia_ diz que Brincar com o filho ajuda a acabar com o estresse. E Janaína explica porque: “Desde que você tenha entendimento para exercer o seu papel de mãe e responsável, a brincadeira se transforma em rotina, estabelecendo um elo recíproco de afetividade, cumplicidade e relaxamento.”

Então, como eu sempre digo, bóra brincar para termos todos, adultos e crianças, uma vida mais saudável.

Posts recentes da @filhoterapia_ no Instagram

A Janaína gentilmente nos autorizou a reproduzir aqui alguns de seus posts. Olha que ideias incríveis.

Bom dia meus queridos! Dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore. Para celebrar a importância da data, que tal fazermos essa dobradura do Saci Pererê com as crianças? Elas adoram, aprendem e se divertem. A partir de 3 anos com orientação.

As dicas de brincar da filhoterapia_ - saci perere
silabas sopaCachorro

Bom dia fofoletes! As crianças estão com dificuldade em memorizar as sílabas para formar as palavras com o alfabeto? Essa atividade vai ajudá-los a aprender brincando e ainda, estimular a concentração e o raciocínio de uma maneira simples, fácil e divertida.

As dicas de brincar da filhoterapia_ - silabas

 

 

Vamos inovar na sopinha dos pequenos? A graça fica por conta da criatividade na hora de cortar e servir as torradinhas. Bora tentar?

As dicas de brincar da filhoterapia_ - cachorro

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.