
Como aproveitar o cotidiano para brincar com seus filhos pequenos
Sabe a história de incorporar a criança na rotina da casa e criar pequenos rituais para transformar um momento ordinário em extraordinário que eu vivo celebrando aqui no blog? Se a gente vive lutando contra a falta de tempo, é fundamentar saber como aproveitar o cotidiano para brincar com seus filhos, ainda mais se forem pequenos.
Meu marido, por exemplo, viaja muito e por isso vê menos as meninas do que gostaria. Com isso, ele tenta aproveitar o pouco tempo que tem com a Gabi para ser presente, como dar a mamadeira das 22:30, por exemplo. Mas porque estou contando esta história toda? É que para entender a atividade de hoje você precisa saber que todos os dias o meu marido acorda com a Gabi, vai dar a mamadeira para ela e depois preparar o café com ela no colo. Aqui em casa, o café é um ritual. Ele é comprado em grãos que são moídos na hora. Meu marido tratou de transformar a hora de fazer café numa atividade com a Gabi. Ela senta com ele, mexe nos grãos, aperta botões e por aí vai. Isso tudo evolui para uma atividade suuuuper bacana, especialmente para desenvolver a coordenação motora fina e a coordenação olho-mão.
É assim, primeiro a gente coloca um pote com grãos de café, outro pote vazio e um monte de colheres no cadeirão.
A Gabi rapidamente começa a imitar o que faz com o pai que é colocar os grãos numa colher e passar para o outro pai (com o pai ela passa para o moedor).
Só que como a gente coloca várias colheres na mesa, ela encontra uma atividade extra que é trocar de utensílios para ver como funciona. Ela vai brincando e falando “ôta coié, mamãe” (outra colher, mamãe!).
Até o garfo ela quis usar e viu que não serviu para muita coisa.
Nisso está acontecendo um processo importante relacionado ao brincar que é ver a criança descobrir os objetos e saber para que eles funcionam. Demorou um pouco, mas a Gabi consegui pegar e transferir os grãos perfeitamente porque ela entendeu, num determinado momento, como esta história de colher funcionava. Por exemplo, foi um aprendizado para ela perceber que ela precisava virar a colher para que os grãos caíssem dentro do pote anteriormente vazio.
Depois, quando ela achou que estava bom, foi a vez de encontrar uma maneira de devolver os grãos para o pote original. Olha a solução que ela encontrou:
“>
Eu adoro perceber todas as conquistas da Gabi que estão por trás do tempo que eu me dedico a brincar com ela, nem que seja um pouquinho 😉
Para quem quer acompanhar o Tempojunto, mas não tem tempo de vir ao bloco todo dia, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades! Assim você não perde nadinha do que a gente apronta por aqui.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente