10 ideias de como fazer brinquedos de sucata


Hoje é o Dia da Criatividade e por isso resolvi escrever um post com 10 ideias de como fazer brinquedos de sucata, aquele material que iria para o lixo, mas que pode virar uma atividade incrível se você e seus filhos usarem um pouco de imaginação. Vale para crianças de todas as idades. Quer ver?

1. Brinquedo com bolinhas e tubos de papel toalha

Bastam um rolo de papel toalha e uma bolinha (ou bola de algodão) para você fazer uma brincadeira que vai estimular o bebê a ficar de pé. Você gruda o tubo na parede e o bebê vai precisar se levantar para jogar a bolinha dentro dele. A bolinha cai no chão e a tarefa se repete. Além de fazer o bebê exercitar as perninhas, é ótimo para desenvolver a coordenação olho-mão. Você encontra mais detalhes neste post aqui.

Brincadeira para bebês pompom no tubo-colocando o pompom

Mais para a frente, quando o bebê estiver entre 12 e 18 meses, você pode colocar mais tubos, de diferentes diâmetros, e bolinhas de diferentes tamanhos, para aumentar a complexidade da atividade.

Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses - Gabi colocando as bolas nos tubos

2. Brinquedo com palitos de picolé e rolo de papel higiênico

Este é para desenvolver a concentração e a coordenação motora fina dos pequenos. Você cobre um rolo de papel higiênico com contact e depois oferece os palitos de picolé para as crianças brincarem de colar e descolar os palitos do rolo. Simples assim.

Brinquedo feito em casa para bebês - gabi colocando os palitos

3. Tambor de lata

A última dica para bebês é usar uma lata de leite vazia e uma colher de pau para criar um tambor para os pequenos. A Gabi ama cantar “Marcha Soldado” com o seu tambor!

Como fazer um brinquedo para bebês com uma lata - Gabi marcha com o tambor

4. Pés de lata

Por falar em latas, e os pés de lata, hein? Se lembra de ter andado em um? Aqui em casa a Carol ganhou o seu par faz uns 3 anos e até hoje ela usa o brinquedo de vez em quando! Aqui tem um video tutorial que ensina como fazer:

5. Telefone sem fio

Quase que ia me esquecendo de colocar o telefone sem fio na lista! Imagina! Está até no livro Tempojunto! Não à toa, o nome do post em que mostro o passo a passo deste brinquedo é “Toda criança precisa saber o que é um telefone sem fio”. Dá uma conferida no post e vai fazer o seu!

Toda criança precisa saber o que é um telefone sem fio - brincando com o telefone pronto

6. Barco de sucata

Outra ideia bacana é esta que veio da leitora Paula Tolentino: o isopor da caixa em que veio o chapéu virou um barquinho lindo para a filha se divertir na varanda. Muito legal!

Giovana se divertindo com seu barco!

Giovana se divertindo com seu barco!

7. Boliche Caseiro

Com pelo menos 5 garrafas pet vazias, algumas canetas Sharpie e fitas adesivas para enfeitar, você faz um divertido boliche caseiro. Veja o passo a passo aqui.

Foto: Fabio Furtado

Foto: Fabio Furtado

 8. Cenários para as brincadeiras

Aqui em casa, uma folha de isopor, papelão, canetinhas, palitos e bolinhas de isopor viraram uma maquete de sucata. Ou como a Carol quis chamar: o Sítio da Polly (veja o detalhe do lago do sítio na foto). Neste post aqui eu conto como foi a experiência. Também tem um outro post mostrando como um caixa virou a Floresta Encantada das Monster High caso você queira mais inspiração.

Não Alimente Os Patos

9. Máquina inventada

Só mesmo as crianças para olharem para uma caixa de papelão e virem uma máquina de dobrar camiseta, como esta, que a Julia, amiga da Carol, fez com o pai num final de semana. Adoro a criatividade da solução.

Engenheiro de papelão - fazendo um dobrador de camisa - finalizando

10. Robô

Aqui a ideia é dar para as crianças uma caixa de materiais e deixar elas inventarem seus próprios brinquedos de sucata com os  recursos disponíveis. Veja algumas sugestões do que você pode reunir: caixa de papelão, rolos de papel higiênico e papel, pote de iogurte, garrafas pet, plástico bolha, bandejas de isopor, e por aí va . A Carol e os amigos do prédio fizeram um robô. O João, filho da minha amiga Flávia, fez o carro do batman. E aí na sua casa, o que será que sai?

como fazer um robô de sucata - robo pronto

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Se você não quiser perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

7 Comments

Comente
    • 4
      Patrícia Marinho

      Concordo 100%, Luciane. Criar memórias com os filhos não tem preço.
      Beijos e obrigada pelo comentário,
      Patrícia

  1. 6
    Pamela

    Aaaaamei as idéias 👏👏 nem lembrava mais dessas brincadeiras mas já brinquei de pé d lata e o telefone sem fio , nossa é muito divertido.

    • 7
      Patricia Camargo

      Olá Pamela, tudo bem? Realmente é muito bom relembrar algumas brincadeiras. Obrigada pelo seu comentário. 🙂

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.