As melhores brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses


Desde março deste ano, o terceiro domingo do mês traz brincadeiras para fazermos com os bem pequeninos, de 0 a 6 meses. Pois é. A Gabi, a filha da Patricia Marinho está crescendo e é super legal acompanhar seu desenvolvimento. Mas a gente sabe que tem muitas pessoas por aqui que chegam no Tempojunto porque estão com bebês em casa e não sabem direito como brincar ou estimulá-los.

Daí que eu passei a conversar com mães também especialistas em desenvolvimento infantil para contar um pouco das suas experiências de brincar. Também contei com a ajuda de amigas queridas que abriram suas casas e me deixaram brincar com seus bebês. Tem tanta atividade que podemos fazer com crianças nesta fase que não dava mesmo para a Patricia ter feito tudo com a Gabi. Este post reúne as melhores brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses que publicamos em 2015 no Tempojunto. Tenho certeza que você vai aproveitar bastante. E aguarde, porque ano que vem continuaremos a publicar mais e mais brincadeiras para esta fase tão intensa da vida dos bebês e dos adultos.

Tudo começou com a Melina, do @maternidadesimples. Ela contou a experiência com a filha bebê e a mais velha, na época com 9 meses e 6 anos respectivamente. Melina destacou a brincadeira de cócegas no bebê (tão simples, né? Mas estimula e exercita horrores!). Mas o mais interessante foram as dicas que ela deu e eu reproduzo aqui:

1. priorize seu filho no tempo da brincadeira
2. desligue o celular e outras distrações (inclusive câmeras fotográficas. Não precisa tirar fotos de todas as brincadeiras. As lembranças mais importantes são as que ficam no coração)
3. busque ajuda e inspirações
4. deixe a criança escolher a brincadeira, mas, de vez em quando, escolha você também, pois isso vai fazer com que você tenha mais prazer naquele momento (fazendo o que gosta com o seu filho), o que tornará a atividade ainda mais especial.

Melinda do @maternidadesimples dá suas dicas sobre o brincar com bebês - Melinda com filhas

Quem também nos deu várias dicas ótimas de brincadeiras foi a Raquel Jaskulski, mãe e terapeuta ocupacional, que tem o perfil @mamaecriaebrinca. A que ela mais gosta (e eu também) é dançar. Que tal? Estimula o equilíbrio a a noção espacial do bebê.

@mamaecriaebrinca - raquel com enzo

Faço agora uma lista com as melhores que publicamos. Aproveito para agradecer à Danusa e à Raquel Honda, cujos filhos foofos, participaram das brincadeiras comigo.

Estimular a pegada e o abrir e fechar das mãos

Caretas e imitar o que está vendo no espelho

Brincadeira para fortalecer a pegada do recem-nascido - bebe de longe

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do reconhecimento

Massagem na forma de Shantala desde o primeiro mês

Brincar de ficar na barriga da mamãe

DeniseGurgel

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - bebe solta na barriga da mamae

Brincar de ficar de bruços com a bola do tipo da usada no pilates

E com bolas pequenas

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - bebe na bola para equilibro

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe deitando e rolando sobre a bola

Para os bebês que já conseguem ficar sentados sozinhos ou com apoio, podemos brincar de alcançar a bola no ar ou até rolar a bola de você para o bebê e vice-versa.

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe explorando a bola vazada

Que tal? Tem bastante coisa para este período de fim de ano, certo? E se você não quer perder nenhuma das postagens com mais dicas de brincadeiras para bebês de 0 a 6 anos é só se inscrever na nossa Newsletter. Você não paga nada por isso.

Um dos objetivos do Tempojunto é ajudar você a ter uma rotina mais brincante em casa. Por isso, preparamos o ebook gratuito Como montar uma área de brincar para bebês. Com ele você aprende como usar o espaço disponível em casa e quais brinquedos ter para estimular e se divertir com o seu bebê. Para ter o seu ebook especial, basta clicar aqui para se cadastrar e receber o seu. É grátis!

Ebook area de brincar_1

7 Comments

Comente
  1. 4
    ROSIMEIRE

    ola amigos

    Estou adorando as atividades pois trabalho em um berçario e fico com 5 bebes de 6 meses a 1,7 meses..entao, tenho q elaborar atividades diversas. Parabéns pelas postagens…e muito obrigada.
    Ja me inscrevi para newsletter.

    abraços

    • 5
      Patrícia Marinho

      Olá Rosimeire,
      Seja bem-vinda! Obrigada pelos elogios e pelo interesse. Tomara que a gente continue ajudando bastante!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.