Mais um convite para estimular a criatividade dos pequenos


Estimular a criatividade. Taí uma tarefa que todos os pais deveriam assumir. Afinal, estamos vivendo a era da Economia Criativa, em que a capacidade de pensar novas soluções para velhos problemas será uma habilidade fundamental para o sucesso na vida adulta.

Tem um monte de maneiras diferentes que estimulam os pequenos a criar. Brincar de imaginação, por exemplo. Como disse a Dra Ana Escobar em entrevista para o Tempojunto., “As crianças têm que ter o seu momento de brincar sozinhas, sem ninguém em cima delas. É onde a imaginação corre solta”.

Um jeito dos adultos estimularem este brincar sozinho é, de um lado, permitindo que haja tempo na agenda das crianças para que elas brinquem livremente (sem achar que ao brincar as crianças não estão fazendo nada). De outro, é criar os cantinhos, ou os convites para brincar, como explicamos no post “Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade”.  Se preferir, assista ao vídeo da Patcamargo para entender o que estou falando.

Quando a gente falar de cantinhos, eles podem ser convites para brincar como convites para criar, como descrevi no post de ontem, sobre desenho com objetos. Neste caso, o cantinho foi para crianças mais velhas. E para os pequenos? Eles também funcionam? Siiiim!

Acho que o primeiro cantinho de artes que fiz intencionalmente para a Gabi fora os dos posts Arte para crianças pequenas: colagem no contact e   Brincadeira com Pincel e Tinta para bebês

Brincadeira com pincel e tinta para bebês - pintura da gabi

Eu logo percebi que uma das maneiras de estimular a criatividade da Gabi era justamente propor a pintura em locais inusitados, não apenas colocando um papel A4 no chão, mas oferecendo novas superfícies, como o vidro da sacada, por exemplo (não sei mais como viver sem o giz de cera para vidro!)

Mais 7 brincadeiras para irmãos de idades diferentes_desenhando na janela

O último convite para criar que preparei para a Gabi foi em cima desta ideia de pintar em superfícies novas. Ao invés de um papel A4 numa mesa, coloquei uma folha de papel kraft e canetinhas no chão, bem no meio da sala.

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - material no chao

Reparem que eu coloquei o meu lençol de artes por baixo que é para não manchar o chão. Ter este lençol, que pode sujar a vontade foi sugestão da Patcamargo, e torna a ideia de deixar as crianças pintarem livremente muito mais tranquila.

A Gabi não pensou duas vezes antes de sentar e começar a desenhar!

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - gabi começando a desenhar

Um detalhe é que eu aproveito a atividade para estimulá-la a falar o nome das cores. “Que cor você vai pegar agora, Gabi?” “Laranja, mamãe!”

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - gabi com canetinha laranja

Como o papel é grande, ela tem muito mais liberdade para explorar o espaço e fazer movimentos amplos.

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - gabi desenhando no chao

 

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - gabi desenhando no chao movimentos amplos

E assim ficou a arte da Gabi:

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - arte da gabi final

Agora fala se ela gostou deste cantinho?

Vamos estimular a criatividade dos pequenos - gabi sorrindo

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.